O que devo fazer para me tornar um Empreendedor?

O que devo fazer para me tornar um Empreendedor?

Atuando também como Career Coach, vejo cada vez mais pessoas buscando uma mudança de carreira. Uma parte disso é fruto da situação econômica, a outra diz respeito à necessidade das pessoas de trabalharem com algo mais gratificante. São os valores pessoais falando alto.

Eu mesmo passei pelo processo e reinventei minha carreira (caso você queira saber mais, não deixe de ler este artigo). Por nos depararmos cada vez mais com histórias de mudança de carreira é que a cultura do empreendedorismo é tema amplamente discutido.

Quando falamos em empreender encontramos diversos entendimentos. Algumas pessoas imaginam gênios da área de TI no Vale do Silício ou em garagens fechadas (à la Steve Jobs). Outras têm em mente startups em incubadoras ou espaços de coworking. Existe ainda aquele grupo que acredita que empreendedorismo está diretamente relacionado com uma grande ideia.

Ok, são maneiras diferentes de enxergar o empreendedor e nenhuma delas está totalmente errada. No entanto, é preciso fazer jus ao conceito e dizer que empreendedorismo é imaginar novas maneiras de solucionar problemas e criar valor. Resumindo: ser um empreendedor é pensar e agir.

Ficou melhor? Bom, nesses meus anos trabalhando como Speaker e Agile Transformation Coach tenho observado que alguns questionamentos cercam a cultura do empreendedorismo no Brasil, como:

  • Um empreendedor precisa estudar?
  • O conhecimento que ele possui na área de negócio é suficiente para começar a empreender?
  • Todos que estão desempregados devem empreender?
  • Como ser um empreendedor?

Pensando em ajudar a esclarecer essas questões, convido-o a entrar comigo nessa discussão.


Como ser um empreendedor?

Não existe fórmula mágica, mas é impossível pensar em empreendedorismo sem pensar em trabalho duro e persistência. Por trás de todo empreendedor de sucesso tem uma história de suor, paixão pelo negócio, perseverança e atitude positiva. Isso significa que qualquer um pode empreender?

Existem duas premissas que dizem o seguinte:

1.    Todo mundo é - ou pode ser – um expert em algo.

2.    Somos todos capazes de criar coisas ou ter ideias de um produto ou serviço para oferecer.

Então, respondendo à pergunta: Sim, qualquer um pode empreender. Ser empreendedor não é um dom e tem mais a ver com paixão e perseverança. Concordo que algumas pessoas têm uma veia empreendedora mais forte, mas todos podem aprender a agir para empreender.

Infelizmente, o ambiente acadêmico dedica pouquíssimo espaço ao tema no Brasil e poucas são as organizações que encorajam a atitude empreendedora. Uma das instituições que apoia o empreendedorismo é o Sebrae, que também oferece diversos cursos, como o Empretec.

Já que a dúvida aqui é “como ser empreendedor” eu diria que são necessários três pilares:

  • Conhecimento técnico
  • Conhecimento financeiro
  • Característica empreendedora

Explicando melhor cada item:

Cultura do empreendedorismo: conhecimento técnico

Uma das perguntas que fiz na introdução do artigo foi “o conhecimento que o profissional possui na área de negócio é suficiente para começar a empreende”? Não exatamente. Isso porque conhecimento técnico é imprescindível, mas sozinho não fará de você um empreendedor de sucesso.

Claro que antes de empreender é necessário ter conhecimento na área em que vai atuar. Por exemplo, não tem como abrir uma empresa de software para gestão de projetos se você não entende da área de TI e/ou de gestão de projetos. No entanto, outros conhecimentos são necessários, como veremos a seguir.

Cultura do empreendedorismo: conhecimento financeiro

Muitas pessoas olham torto para este item, mas não tem como fugir dele. Sem o pilar do conhecimento financeiro a estrutura da empresa despenca junto com o sonho do empreendedor. Aliás, se temos conhecimento de grandes empresas falirem por problemas no fluxo de caixa, imagine para quem está começando?

Cultura do empreendedorismo: características

Como falei, qualquer pessoa pode empreender. Apesar de algumas terem parecido nascer para isso, é possível que qualquer indivíduo incorpore as características essenciais do empreendedorismo. De acordo com o programa Empretec (no Brasil realizado pelo Sebrae) são 10 as características de um empreendedor de sucesso:

1.    Busca de Oportunidades e Iniciativa

2.    Persistência

3.    Correr Riscos Calculados

4.    Exigência de Qualidade e Eficiência

5.    Comprometimento

6.    Busca de Informações

7.    Estabelecimento de Metas

8.    Planejamento e Monitoramento Sistemáticos

9.    Persuasão e Rede de Contatos

10. Independência e Autoconfiança

A dica aqui é fazer uma autoanálise e verificar quais dessas características são seus pontos fortes e quais precisam ser adquiridas ou aprimoradas. Para mais informações, recomendo o site do Sebrae.

Como você pode observar, além de buscar conhecimento, o empreendedor precisa ter uma cultura do empreendedorismo. Tanto qualificações quanto comportamento empreendedor podem ser adquiridos, o que faz com que qualquer pessoa com paixão pelo negócio e perseverança possa trilhar esse caminho.


Para complementar, separei algumas dicas para aqueles que querem ter a cultura do empreendedorismo nas veias:

Dicas para uma cultura empreendedora

·      Aprenda com os erros dos outros: é comum (e importante) nos espelharmos nos casos de sucesso. No entanto, sabe aquela história do “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”? Pois é, aprender com os erros de outros empreendedores nos ajuda a não cair nos mesmos buracos. Além disso, tenha também humildade para reconhecer esses erros e os seus (afinal, somos todos falíveis).

·      Tenha certeza do caminho sendo seguido: não existem atalhos para ser um empreendedor. Ter uma cultura empreendedora significa saber que o caminho é de muito trabalho. Portanto, recomendo que ele seja trilhado somente após você ter certeza dos seus objetivos pessoais e profissionais.

·      Seja um apaixonado: a necessidade de realização e o desejo de fazer uma diferença significativa são as molas propulsoras de qualquer empreendedor de sucesso.

·      Peça conselhos: já que aprender com os erros dos outros faz parte do processo para uma cultura empreendedora, pedir conselhos é também fundamental. Ler bons livros e artigos, participar de workshops, fazer cursos e estar em contato com empreendedores é essencial.

Além disso, existem quatro verbos de ação que os empreendedores devem levar consigo como um mantra: Agir, Aprender, Construir, Repetir. Como você pode ver, é um ciclo sem fim.

No início deste artigo propus algumas perguntas. Conforme apresentei, o empreendedorismo exige um mindset diferente e qualquer um é capaz de mudar sua atitude mental. O que precisa, claro, é querer essa mudança com perseverança e ter paixão pelo que se busca. Estudar é essencial, pois o mercado competitivo exige qualificações sempre.

A discussão sobre cultura do empreendedorismo é algo que me atrai muito e, portanto, rende uma boa pauta. Por isso, aproveito e deixo o convite para você contribuir com o tema e dar sua opinião.

Caso queira conversar mais sobre o assunto, meu e-mail e contato estão no resumo do meu perfil no LinkedIn. Fique também à vontade para compartilhar este artigo.


Marco Antonio da Silva

Agile Transformation Coach | Learning Facilitator


Outros Artigos:

A chave para a Educação do Futuro

Qual é o modelo de negócios por trás do Airbnb?

O que significa OKR e como você pode utilizá-lo em sua organização

E como seria o modelo de negócios de um aplicativo de Táxi?

Como sua organização está lidando com a transformação digital ?


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos