Como ser um líder transformador
Na psicologia, uma abordagem baseada em pontos fortes tem sido usada para complementar psicoterapias tradicionais que tendem a adotar uma abordagem orientada para o déficit. Embora um modelo orientado para o déficit tenha demonstrado ajudar no tratamento da psicopatologia, alguns argumentaram que ele cria um viés negativo e que uma consideração dos pontos fortes de um cliente pode ajudar a melhorar os resultados do tratamento. No campo da educação, o uso de uma abordagem baseada em pontos fortes demonstrou aumentar o desempenho acadêmico, o engajamento e os resultados de bem-estar dos alunos.
Isso levanta a questão: como seria uma abordagem baseada em pontos fortes para gerentes e aqueles encarregados de supervisionar e liderar equipes em um ambiente empresarial?
7 maneiras de transformar sua liderança com uma abordagem baseada em pontos fortes
1. Identifique os pontos fortes dos membros da equipe. É impossível incorporar uma lente baseada em pontos fortes sem conhecer os pontos fortes do seu funcionário. Felizmente, é fácil identificar os principais pontos fortes. Peça aos membros da equipe para completarem uma avaliação gratuita de pontos fortes. Incentive os membros da equipe a refletirem sobre si mesmos e compartilharem seus pontos fortes em um encontro individual e seja intencional sobre observar os membros da equipe para identificar áreas em que cada pessoa se destaca sem muito esforço.
2. Alinhe papéis com pontos fortes. Sempre que possível, delegue tarefas aos funcionários com base em seus pontos fortes específicos. Por exemplo, se um dos membros da sua equipe se destaca em análise de dados, mas tem dificuldades em falar em público , atribua a ele projetos nos quais ele possa mostrar suas habilidades analíticas enquanto o coloca em par com um colega de equipe mais extrovertido para apresentações.
Alinhar tarefas e responsabilidades com pontos fortes pessoais otimizará o desempenho e aumentará a satisfação no trabalho. Permitir que os membros da equipe tenham liberdade e flexibilidade para personalizar suas funções em projetos para se adequarem às suas habilidades únicas também ajudará os indivíduos a sentirem um maior nível de autonomia, o que, por sua vez, ajuda a beneficiar a equipe.
3. Forneça Feedback Baseado em Pontos Fortes. Como líder, é importante reconhecer os pontos fortes dos funcionários regularmente, não apenas em reuniões formais como uma revisão anual. Forneça feedback específico e positivo que destaque como os pontos fortes do funcionário contribuem para o sucesso da equipe. Isso pode ser por meio de contribuições para uma tarefa ou projeto, ou mesmo feedback relacionado à personalidade que contribui para aumentar o moral dos funcionários. Quando as revisões anuais forem conduzidas, concentre-se em como os membros da sua equipe podem desenvolver seus pontos fortes, em vez de abordar apenas os pontos fracos.
4. Incentive o desenvolvimento de pontos fortes. Crie oportunidades para construção de habilidades. Forneça treinamento de desenvolvimento profissional que permita que os funcionários aprimorem ainda mais suas habilidades. Uma maneira de fazer isso é por meio da facilitação de comunidades de mentoria, onde os membros da equipe com pontos fortes complementares são pareados e encorajados a treinar e aprender uns com os outros, levando ao crescimento mútuo.
Recomendados pelo LinkedIn
5. Promova uma cultura baseada em pontos fortes. Crie uma cultura no escritório na qual os membros da equipe sejam encorajados a reconhecerem e celebrarem os pontos fortes e as contribuições uns dos outros. Em vez de criar um ambiente caracterizado por competição e rivalidade, procure oportunidades para promover e destacar os pontos fortes únicos que cada pessoa traz para a equipe.
6. Aborde as fraquezas por meio dos pontos fortes. Reformule as avaliações anuais. Em vez de focar nas fraquezas, encontre maneiras de minimizar seu impacto alavancando os pontos fortes da pessoa de outras maneiras. Minimize o impacto das fraquezas emparelhando indivíduos cujos pontos fortes podem compensar as fraquezas uns dos outros para trabalharem juntos em projetos, garantindo o equilíbrio geral na dinâmica da equipe.
7. Liderança Baseada em Forças do Modelo. Demonstre como os funcionários podem alavancar seus pontos fortes fazendo o mesmo em decisões e processos de liderança. Liderar pelo exemplo é uma ferramenta poderosa para ensinar funcionários e definir as normas para o escritório. Engajar-se na autorreflexão e encorajar outros a fazerem o mesmo em autoavaliações de pontos fortes normalizará o processo de identificar e amplificar os pontos fortes de alguém e encorajar outros a fazerem o mesmo.
Ao liderar com uma abordagem baseada em pontos fortes, você não está apenas promovendo um ambiente mais positivo e produtivo; você está desbloqueando o verdadeiro potencial da sua equipe. Comece hoje mesmo identificando os pontos fortes da sua equipe e veja o impacto que isso tem no desempenho, satisfação e retenção.
Ashley C. Jordan, Ph.D.
Fonte: Psychology Today