Série Acelere Sua Carreira: Como ser voluntário, se eu não tenho tempo nem de cuidar de mim? cuidar dos outros é cuidar de você mesmo!
Segundo a Centro de Voluntariado de São Paulo ser voluntário:
é doar seu tempo, trabalho e talento para causas de interesse social e comunitário e com isso melhorar a qualidade de vida da comunidade.
Esta definição mostra que o voluntariado envolve não só a doação do tempo, mas sim da colocação em prática dos seus talentos, ou seja, competências, conhecimentos, habilidades e atitudes na solução de problemas que não são, de forma direta, seus.
O voluntariado é uma grande oportunidade de desenvolver novas competências, de enxergar o mundo de um ponto de vista diferente, de lidar com restrições e situações com as quais não lidamos no nosso cotidiano profissional.
Mas creio que, do ponto de vista profissional, o voluntariado é uma grande oportunidade de desenvolver uma rica network.
As empresas têm incentivado cada vez a participação de seus funcionários em projetos de voluntariado, incluindo-os em programas de desenvolvimento profissional e os valorizando nos planos de carreira.
O Instituto Via de Acesso, que é uma organização que tem como missão de promover maior e mais duradoura relação entre empresas e escolas, facilitando o aproveitamento dos estudantes pelo mercado de trabalho, em seu futuro campo de atuação, é um bom exemplo de organização que pode enriquecer seu currículo tanto do ponto de vista das competências adquiridas quanto do desenvolvimento de sua rede de relacionamentos.
O instituto conta com diversos empresários, consultores, presidentes de empresas. que atuam como voluntários. Durante os eventos e trabalhos realizados pelo instituto, todos estão acessíveis e disponíveis, e o voluntário tem a possibilidade de travar conhecimento com profissionais deste gabarito, aprendendo, compartilhando sonhos, dividindo conhecimentos e aprendizados.
Existem diversas formas e oportunidades de participação em projetos de voluntariado. Mais uma vez, vou utilizar o conhecimento do Centro de Voluntariado de São Paulo, organização que existe desde 1997 e é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que faz parte de uma grande rede de centros de voluntariado de todo o Brasil. Em seu site, o CVSP indica como você pode se dedicar ao voluntariado:
Realizando ações individuais - Por exemplo: profissionais liberais (médicos, advogados etc.) que atendem a uma organização social ou pessoas carentes, ou outras iniciativas como estimular matrículas de crianças em escolas, alfabetizar adultos, doar sangue, dar aulas de artesanato, incentivar a coleta seletiva de lixo.
Participando de campanhas - Por exemplo: as campanhas de doação de sangue, de coleta de livros, de brinquedos, de alimentos, de reciclagem de lixo, do trote cidadão, pela paz, pelo voto consciente, entre outras.
Juntando-se a grupos comunitários - Apoiar a escola pública local, a associação de moradores ou atuando em alguma necessidade específica da comunidade como urbanização, saneamento e saúde, etc
Trabalhando em Organizações Sociais - que atuam em diferentes causas e oferecem inúmeras oportunidades nas áreas da saúde, assistência social, educação, cidadania, cultura, meio ambiente.
Participando de Projetos Públicos - Trabalhando junto às diversas secretarias municipais e estaduais que visam à melhoria da cidade e das condições de vida da comunidade.
Sendo Voluntário em Escolas - Procurar alguma escola pública ou particular. Participar da Associação de Pais e Mestres da escola de seus filhos ou de outros projetos ligados ao voluntariado.
Você encontrará diversas organizações e institutos que buscam voluntários no site do Centro.
Como voluntário, você desenvolverá suas competências, aumentará sua network e, mais importante, poderá encontrar seu verdadeiro propósito de vida!
Assessora Parlamentar | Assessora Executiva | Assistente Virtual | Gestão de Campanhas Políticas
7 aParabéns pelo texto. Muitos profissionais enclausuram seus conhecimentos com medo que alguém os roubem. Mal sabem eles que trabalho voluntário é uma via de duas mãos: você doa, mas, certamente, recebe muito mais em troca. Recomendo firmemente aos que estão desempregados que procurem um trabalho voluntário para chamar de seu - enriquecerão seu CV´s e agregarão valor a si mesmos. Nós da sociedade civil, devemos cobrar dos órgãos públicos que façam sua parte, mas sem esquecer que também temos que colaborar.
Compartilhando conhecimento e conexões para inspirar mudanças!
7 aÓtimo artigo, Fabiano!. Importante lembrar a todos que fazemos parte de uma sociedade e, como comentou Reinaldo Del Dotore, temos a obrigação de devolver algo para esta sociedade. Há milhares de maneiras de ajudar alguém, basta que sejamos criativos e que tenhamos atitude. Voluntariado é algo que me realiza ! No momento atuo como voluntária traduzindo, da minha casa, cursos da Coursera, plataforma internacional com cursos das mais variadas áreas. Sinto que dou a oportunidade a pessoas que não falam inglês de aprender com cursos excelentes e gratuitos das mais renomadas universidades. Basta que tenham acesso à internet - algo não tão difícil nos dias atuais. E, assim, espero que possam transformar suas vidas ou , no mínimo, descobrir que há um mundo de informação lá fora. Recentemente , nos abriram a possibilidade de avaliar os cursos que ainda não foram lançados : lá estou eu novamente , sugerindo melhorias , dando o olhar do brasileiro e pensando em como podem facilitar a compreeensão para os que não dominam o assunto. Porém , gostei também de suas dicas . Vou xeretar o portal que sugeriu. Abraços
🌟 Economize Já na Conta de Luz | Energia Solar Sem Custos e com Economia Real! | 💰 Comissões incríveis! Vamos juntos nessa oportunidade?
7 aFabiano Caxito, existe algum voluntariado específico em controladoria/finanças?? obrigado, João Martins