Como a Tecnologia 5G chega à indústria 4.0
A tecnologia tem mudado os processos da indústria dia após dia. Desde a Revolução Industrial temos acompanhado gradualmente essas mudanças, mas é recente a evolução muito mais acelerada e veloz de tudo o que compreendemos como indústria no mundo inteiro. O lançamento dos últimos tempos e que promete fazer a diferença é a tecnologia 5G.
O 5G é a quinta geração de internet móvel, atuando como as já conhecidas 4G ou a 3G, mas de uma maneira mais eficaz. Ela permite, entre várias coisas, que muitos aparelhos estejam conectados à mesma rede móvel, com uma velocidade 100 vezes maior que os sistemas sem fios atuais, latência reduzida (entre 1 e 4 milissegundos) e menor instabilidade. E se você está se questionando por que ou como uma tecnologia apenas mais moderna vai mudar os processos industriais, esteja preparado para o que esse avanço significa efetivamente.
5G na prática
Uma prova de que o 5G já está começando a fazer parte do cotidiano das indústrias é a empresa catarinense WEG, que lançou o projeto Open Lab WEG/V2COM. Em parceria com empresas de telefonia e com acordo de cooperação entre a indústria e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e a Agência Nacional de Telecomunicações, a WEG testa atualmente um projeto-piloto em redes privativas para uso industrial.
A promessa é que a indústria 4.0 tenha o seu desempenho avaliado. Isso acontece no Open Lab WEG/V2COM a partir das aplicações IOT e conexões disponíveis na rede 5G, mensurando o throughput (velocidade dos dados) e o que é mais adequado para cada operação. Desse modo, o objetivo é possibilitar melhorias em diferentes áreas integradas da fábrica, incluindo robótica e smart devices, inspeção automatizada e inteligente em vários processos, conexão de dispositivos em rede de comunicação integrada com gestão inteligente de máquinas, etc.
Quais as vantagens do uso do 5G na indústria 4.0?
Como a grande maioria das inovações, até a chegada do 5G às indústrias, os empreendedores ainda terão um certo tempo de adaptação.
No entanto, a indústria 4.0 exige mais velocidade, e ela é impulsionada e garantida exatamente pela tecnologia 5G.
Assim sendo, como principal vantagem da sua utilização está a melhor facilidade da conectividade das máquinas e o aumento da velocidade e segurança na troca de dados. Também melhora os processos e as formas de interação, facilitando que a inteligência artificial ajude nas tomadas de decisão.
Sendo a indústria 4.0 o caminho para crescer no atual cenário, é fundamental que tudo esteja interligado e conectado. Desse modo, é fundamental, em um cenário como esse, garantir que a tecnologia suporte tamanhos desafios, exatamente o que promete a tecnologia 5G.
Outra vantagem do uso da tecnologia 5G na Indústria 4.0 é a utilização da impressão 3D para customização em massa, seja de objetos até construções eficientes. Isso tudo fomentado pela rapidez na produção e possibilidade de ajustes fáceis e que demandam menos recursos.
Clique aqui para acessar gratuitamente meu ebook Como a Indústria 4.0 tem revolucionado o século XXI
Recomendados pelo LinkedIn
Por que o futuro está no 5G?
Milhares de equipamentos conectados, sendo operados em espaços diferentes, por pessoas altamente especializadas e com suporte full time. Essa é uma realidade que foi acelerada pela pandemia, mas que em algumas indústrias não podia ser realizada pela falta de tecnologia, já que o wifi não tem capacidade de suportar tal dinâmica. Mas o 5G tem e isso é extremamente atraente para a escala da indústria 4.0.
Com o 5G, é possível encurtar cadeias logísticas e uma peça de reposição ser fornecida automaticamente por uma impressora 3D, ou então rapidamente solicitada ao fornecedor, antes mesmo de ser detectada uma falha.
E essa realidade muda o cenário, que passa a incentivar o produto nacional e colocar o mesmo dentro das altas competitividades do mercado mundial.
O que falta para termos o 5G?
A tecnologia 5G ainda não está disponível em todo o mundo. No Brasil, o leilão que permitirá a chegada do 5G virou uma novela: temos discutido sobre essa licitação desde 2019, mas já estamos quase em 2022 e nada do evento acontecer.
A expectativa do governo é que ocorra em outubro de 2021. Se os trâmites ocorrerem no prazo previsto, é possível que as operadoras ativem as redes 5G até o final do ano em algumas localidades e a quinta geração chegue a todas as capitais brasileiras até julho de 2022.
Porém, assim como a WEG, outras empresas e instituições começaram a testar a tecnologia, a fim de evitar interferências no sinal e avaliar as melhores alternativas para o seu uso. A pandemia, infelizmente, atrasou a grande maioria dos testes programados. Mas essa é uma realidade que está chegando cada dia mais perto de todos nós.
Como sua empresa está se preparando para esse cenário?
Artigos relacionados:
Sou o Rodrigo Portes, executivo sênior com mais de 26 anos de experiência em vendas, marketing, gestão de grandes contas e P&L. Já atuei em posições de liderança em renomadas empresas multinacionais dos setores de Automação Industrial, Energia, Pneumática, Máquinas & Equipamentos, como Rockwell Automation, Siemens, Parker Haniffin, Carnevalli, GE, Cummins, Phoenix Contact e Norgren.
Todas as experiências que tive até aqui me permitiram colocar em prática o meu propósito como pessoa e profissional que é ser íntegro, dinâmico e inovador, inspirando e ajudando as pessoas a serem livres e felizes, com conhecimento, espiritualidade e respeito.
Jornalista | Escritora | Autora Best-Seller | Ghost Writer | Mentoria “Método Digital Branding” - Marca Pessoal - há mais de 10 anos.
3 aBárbaro, Rodrigo Portes ... em tempo real com as notícias globais. Parabéns!
LinkedIn Creator | Marca Pessoal | Consultora | Mentora | Palestrante | Conselheira Consultiva Certificada | Embaixadora da BRA | Docente
3 aExcelente tema Rodrigo Portes Adorando o seu conteúdo!
Sales Campaign Lead - Accenture Latin America na Accenture Brasil
3 aÓtimo artigo Muito interessante, meu amigo Parabéns!
Innovation Manager | Strategy | Intrapreneurship | Corporate Innovation | Open Innovation | Startups
3 aTema extremamente relevante. Infelizmente as indústrias possuem diferentes graus de maturidade, algumas ainda estão na indústria 1.0 ou 2.0 e temos uma boa jornada para evoluir!
Contribuo com o progresso das pessoas - esse é meu propósito de vida. Mentor de carreira, liderança e alta performance | TEDx Speaker | Palestrante | Empreendedor | Hipnoterapeuta | Atendimento presencial e remoto |
3 aMuito esclarecedor Rodrigo Portes. Agradeço por compartilhar!