Como a tecnologia aplicada à medicina pode trazer benefícios para a qualidade de vida das pessoas

Como a tecnologia aplicada à medicina pode trazer benefícios para a qualidade de vida das pessoas

A medicina realizada com o auxílio recursos digitais ainda é um conceito muito novo e que pode ter diferentes significados para pessoas diferentes. Uma dessas abordagens é o uso de tenologias de informação na melhora da prestação de serviços médicos e é justamente sobre esse tipo de envolvimento da tecnologia com hospitais e clínicas que vamos falar neste artigo.

Programas de computador, aplicativos e dispositivos móveis podem ser usados para cuidar melhor da saúde física e mental das pessoas. No quesito exames e tratamentos, já temos muitas tecnologias avançadas disponíveis. Existem exames com tecnologias sofisticadas que permitem fazer análises de forma muito mais rápida e precisa.

Mas e quando se fala no atendimento? No Brasil, por exemplo, pode ser difícil para muitas pessoas terem acesso a hospitais e clínicas e terem um tratamento adequado por diversos motivos. Além de dificuldades de mobilidade, pode ser difícil para uma pessoa conciliar a marcação de uma consulta com os seus horários e por isso muitos acabam deixando de lado consultas importantes e revisões.

A boa notícia é que médicos e pacientes já podem usar novas tecnologias para armazenar e compartilhar registros médicos com mais facilidade, realizar consultas virtuais, acompanhar e trabalhar com dados de saúde, fazer previsões e se comunicar em diferentes disciplinas profissionais.

Um melhor atendimento à demanda

Como em muitos setores, a inovação digital no meio da saúde ajuda na adaptação aos novos desafios globais. Os sistemas já estabelecidos em hospitais, home care e clínicas podem ter dificuldades para acompanhar o crescimento populacional, o aumento da expectativa de vida, as taxas de obesidade e as condições de saúde a longo prazo.

De forma mais simples, agora as pessoas vivem vidas mais longas, porém menos saudáveis do que antes e precisam cada vez mais de cuidados médicos. A tecnologia digital pode ajudar no alcance ao aumento da demanda de pacientes com um atendimento mais personalizado de forma mais rápida e eficiente.

O fornecimento de cuidados de saúde primários, por exemplo, já está sendo melhorado radicalmente por empresas como a Doctor Care Anywhere, uma empresa de saúde digital que ajuda milhares de famílias a ter acesso a cuidados clínicos personalizados, independentemente da hora do dia ou da sua localidade.

Ela oferece um serviço de cuidados médicos acessível e centrado no paciente através de um “médico virtual”. São oferecidas, por exemplo, consultas virtuais com um clínico geral permitindo que os pacientes sejam consultados por um médico de sua preferência via vídeo de forma segura através do site da empresa ou aplicativos, eliminando a necessidade de ter que viajar para um hospital ou clínica.

Essa é uma ótima maneira de se consultar com um médico específico para pessoas que estão ocupadas com o trabalho ou outras responsabilidades como cuidar de crianças ou idosos, para pacientes que viajam para o exterior, que possuem mobilidade limitada ou que tenham qualquer outra dificuldade para ter acesso ao local.

Isso não é feito só com o intuito de criar uma economia de recursos, mas também oferece aos pacientes a oportunidade de se consultar na hora e local que forem mais convenientes.

Ao longo dos últimos quatro anos, a Doctor Care Anywhere evoluiu um conceito a um negócio global operacional, servindo funcionários e suas famílias de mais de 120 clientes corporativos, através de relações com a AXA PPP Healthcare, Nuffield Health, Legal & General e Aetna International.

Esse é um projeto que traz uma mudança transformadora um tanto interessante. O Doctor Care Anywhere agora oferece serviços clínicos a mais de 100.000 pessoas, de forma que era inimaginável há uma década – e a expetativa é que esse número aumente dez vezes nos próximos dois anos.

Esse é um modelo exemplar das maneiras pelas quais a inovação digital já impactou positivamente o cotidiano de milhares de pessoas e como ela pode continuar a fazê-lo. Abraçar esse tipo de inovação disruptiva pode permitir que as pessoas vivam vidas mais saudáveis e mais felizes, por muito mais tempo.

Se os hospitais e clínicas começarem a aderir a parcerias com empresas de tecnologia que fornecem serviços para medicina, será possível atender uma demanda cada vez maior de clientes e com mais qualidade.

Claro que muitos procedimentos exigem que a pessoa vá até o hospital ou clínica para ser examinada. Mas com o atendimento virtual é possível economizar tempo, dinheiro e ainda atender melhor a demanda de muitos clientes.

Se a pessoa tem qualquer dificuldade para se deslocar até a clínica, por exemplo, poderá fazer uma consulta prévia para saber se será necessário comparecer ao consultório ou não. Esse tipo de tecnologia também é muito útil para os pacientes tirarem dúvidas rápidas com o médico ou fazerem revisões de tratamento já em andamento.

Apesar de ainda não ser algo tão conhecido no Brasil, qualquer tipo de recurso que ajude a facilitar o tratamento e manutenção da saúde é muito bem-vindo e vale a pena uma análise por parte das empresas do ramo hospitalar.


Leia o artigo no nosso blog.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Gabi Ornstein

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos