Como ter soft skills em um mundo tão hard?
Será que estamos num momento onde é possível pedir para que as pessoas sejam resilientes, empáticas, que tenham inteligência emocional e saibam conduzir o trabalho com uma comunicação efetiva e sem deixar que os acontecimentos pessoais interfiram nos resultados do seu trabalho?
Segundo diversos artigos, as competências comportamentais, também conhecidas por soft skills, serão essenciais principalmente após o cenário pandêmico o qual ainda vivemos.
Que é um fato que as competências comportamentais são importantíssimas para se ter um bom desempenho em diversas tarefas ou relacionamentos, isso é claro. Mas será que diante de um mercado tão afetado pela instabilidade que a pandemia ocasionou e ocasiona, pedir que as pessoas sejam "tanto", é justo?
Tem gente ficando mentalmente doente por ter se matriculado em tantos cursos e não ter concluído nenhum; tem aqueles aumentando o nível de antidepressivos por acreditarem que estão fracos para a exigência emocional ao qual estão vivendo; também tem aqueles que estão se esforçando para manter o brilho nos olhos e o pensamento positivo mesmo diante de comparações infundadas e métricas calculadas de forma humanamente inatingíveis, e por aí vai.
A humanidade precisa evoluir, com certeza. Mas não de forma "maquinizada", como se bastasse trocar a pilha ou recarregar a bateria.
"Faça meditação, ioga, boxe, coma verdura, beba mais água". Faça isso, faça aquilo.
A pessoa trabalha tanto que nem se lembra de beber água, imagina de colocar as práticas da meditação e controlar a respiração, gente?!
Vai dar certo, mas antes de qualquer coisa, para qualquer coisa em sua vida funcionar, cuide da sua saúde mental e depois sim, estará pronto para desenvolver a competência que precisar, sem entrar em parafuso por isso.
Cabe refletir?
Farmacêutica | Educadora em Saúde
3 aSim! Precisamos cuidar da saúde para equilibrar a vida pessoal e profissional.