O desenvolvimento dos recursos internos, visando uma melhoria das relações e da qualidade de vida.
Num mundo competitivo e cheio de estímulos, nem sempre é possível encontrar tempo para avaliar os elementos que fundamentam as escolhas. O acúmulo de funções, compromissos, cobranças (internas e externas) fazem parte da rotina de muitas pessoas e compõem o fluxo frenético da correria comum nos dias atuais. Muitas vezes é assim que se entra no "piloto automático" e quanto mais tardiamente se desperta, percebe-se avançando na direção do stress.
Felizmente podemos contar com um grande mercado composto de inúmeras ferramentas que contribuem para interromper o processo mecânico e contribuir na retomada do controle. Mais importante do que um nome (Coaching, Mentoring, Counselling etc.), é o escopo da demanda. Uma boa intervenção é aquela que agrega a potencialização individual no que tange a retomada de consciência de si mesmo e de sua posição atual para que possa contribuir em seu processo continuo de aprimoramento de forma saudável e prazeirosa, transformando-se antes internamente e refletindo-a nas relações profissionais, sociais, e interpessoais de modo geral.
No mergulho interior favorecemos a busca e readequação dos valores, metas, objetivos e estimulamos a estratégia e o planejamento como base para atitudes assertivas, como conseqüência competências serão trabalhadas, bem como processos mentais e comportamentais, como a implicação e renovação da disciplina e nível de comprometimento consigo e com os outros.
O conceito de relação de ajuda pode ser entendido de diferentes formas:
- Como ajudar a pessoa proporcionando um aporte significativo (aceitação, escuta, conselho, orientação, etc.).
- Como ajudar a pessoa a ajudar-se a si própria
A capacidade mais significativa que o ser humano tem para ajudar-se é considerada a criatividade. Uma função fundamental do profissional da área de saúde enquanto agente de mudanças, é promover no cliente a ativação da criatividade, que se entende como uma atitude inata, eventualmente pouco desenvolvida, mas potencialmente acessível a todos.
O desenvolvimento da capacidade de comunicação é de importância central para todas as profissões, e em geral para todos aqueles que trabalham com o público através de uma relação personalizada.
Ferramentas? Conheço várias. Mas antes de usar as ferramentas, é preciso cuidar das engrenagens. Falando nisto, e então? Como estão as tuas engrenagens?
Sempre é bom pensar!
Empresário | Mentor e Investidor de Startups | Autor do Livro 'O Poder da Crença
9 aExcelente colocação!