Como ter tempo de qualidade com os filhos durante o ano letivo?
Da autoria de Ana Rita Castro

Como ter tempo de qualidade com os filhos durante o ano letivo?

A rotina de vida na sociedade atual é cada vez mais intensa e exigente, enfatizando a produtividade. A maior parte dos pais queixa-se da falta de tempo, e “abrandar” parece ser uma dificuldade acrescida.

Para os progenitores, torna-se difícil encontrar tempo para dedicar aos filhos após o trabalho, pois quando chegam a casa ainda têm muitas tarefas por concretizar, como por exemplo tratar do jantar, da roupa, preparar o dia seguinte e, por vezes, voltar ao trabalho. As próprias crianças têm, na maioria dos casos, um horário preenchido, com a escola e com as atividades extracurriculares. Estas ocupações, como é lógico, retiram a possibilidade de simplesmente aproveitarem a companhia uns dos outros ou de realizarem, em conjunto, outro tipo de atividades não programadas.

Dito de outra forma, a “correria” do dia-a-dia faz com que os pais, por vezes, não consigam responder às necessidades dos filhos, isto é, não consigam passar tempo de qualidade com os mesmos. Importa, então, distinguir quantidade de tempo de qualidade de tempo.


Tempo de qualidade implica muitas horas?

Passar tempo de qualidade com os filhos não é necessariamente sinónimo de despender longas horas do dia. Na verdade, não é necessário ter muito tempo, o ideal será rentabilizá-lo, aproveitá-lo bem, de forma a torná-lo prazeroso e memorável. Ou seja, passar tempo de qualidade significa dedicar, durante um período de tempo (por mais breve que seja), a nossa atenção única e exclusivamente a alguém. Não se trata apenas de estar no mesmo ambiente, mas de aproveitar a presença do outro.

Estes momentos não são apenas de interação, mas também de aproximação entre pais e filhos. Afinal, os filhos são pessoas independentes e em formação, pelo que conhecê-los melhor (em termos das suas rotinas, das suas angústias e das suas preferências) é uma tarefa que requer dedicação e vontade de estar presente.

Deste modo, o tempo passado com qualidade não deve ser aquele que sobra, mas sim aquele que é planeado para ser incorporado na rotina diária. Além disso, é importante manter a consistência. É preferível passar 45 minutos todos os dias com os filhos do que 6 horas uma vez por semana, por exemplo, até porque as necessidades de carinho, de atenção e de interação são constantes.

Inicialmente, incutir esta mudança de hábitos poderá ser um pouco difícil, pelo que se seguem alguns exemplos de atividades que podem ajudar os pais neste sentido, nomeadamente:

  • Reunir durante a refeição - Planear pelo menos um momento de refeição onde possam estar todos juntos (ao pequeno almoço ou ao jantar, por exemplo). Reunir à mesa é uma forma saudável de fomentar a abertura de canais de comunicação, nos quais as experiências do dia-a-dia possam ser compartilhadas. Os pais, aos falarem sobre os seus acontecimentos de vida, estimulam os filhos para que contem as suas experiências sobre como correu o seu dia, sobre os amigos, se aprenderam algo novo, etc.
  • Envolver os filhos nas tarefas domésticas - Pedir o auxílio dos filhos para porem a mesa, lavarem os legumes, enxugarem a loiça e fazerem a lista de compras para casa são bons exemplos de como passar tempo de qualidade. Nos fins de semana, poderão ser preparadas refeições temáticas (como um jantar mexicano, noite da pizza, entre outros) em que a decisão dos temas fique do lado dos filhos. Para além destas atividades estimularem a comunicação, a responsabilidade e o trabalho em equipa, também transmitem aos filhos a mensagem de que a sua ajuda e as suas opiniões são importantes e valorizadas.
  • Promover atividades lúdicas - Escolher um determinado dia da semana para fazerem alguma atividade juntos, como por exemplo: andar de bicicleta, dar um passeio de carro, fazer caminhadas juntos, fazer um bolo, conhecer um sítio novo, ir ao cinema, visitar museus ou jardins, jogar jogos de tabuleiro, montar um puzzle em conjunto, montar uma tenda para fazer um acampamento, fazer piqueniques, voluntariado, entre outras possibilidades. Para além destas atividades serem lúdicas, desenvolvem novas capacidades nas crianças, como a atenção, a persistência, o pensamento crítico e a criatividade.


Benefícios do tempo de qualidade entre pais e filhos

O tempo de qualidade passado entre pais e filhos é fundamental para o bom desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças e, como tal, acarreta inúmeros benefícios, tais como:

  1. Melhoria da relação pais-filhos (comunicação, proximidade)
  2. Melhoria da autoestima dos filhos
  3. Melhoria da autonomia dos filhos
  4. Sentido de responsabilidade e organização
  5. Afeto positivo e sentimento de segurança
  6. Autocontrolo
  7. Melhoria do desempenho escolar

Depois destas dicas já sabe o que tem a fazer, é hora de reunir a família e pensarem num programa ou atividade especial para fazerem em conjunto, com a certeza de que os miúdos irão adorar esses momentos de interação entre todos.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos