Como ter tempo de qualidade com os filhos durante o ano letivo?
A rotina de vida na sociedade atual é cada vez mais intensa e exigente, enfatizando a produtividade. A maior parte dos pais queixa-se da falta de tempo, e “abrandar” parece ser uma dificuldade acrescida.
Para os progenitores, torna-se difícil encontrar tempo para dedicar aos filhos após o trabalho, pois quando chegam a casa ainda têm muitas tarefas por concretizar, como por exemplo tratar do jantar, da roupa, preparar o dia seguinte e, por vezes, voltar ao trabalho. As próprias crianças têm, na maioria dos casos, um horário preenchido, com a escola e com as atividades extracurriculares. Estas ocupações, como é lógico, retiram a possibilidade de simplesmente aproveitarem a companhia uns dos outros ou de realizarem, em conjunto, outro tipo de atividades não programadas.
Dito de outra forma, a “correria” do dia-a-dia faz com que os pais, por vezes, não consigam responder às necessidades dos filhos, isto é, não consigam passar tempo de qualidade com os mesmos. Importa, então, distinguir quantidade de tempo de qualidade de tempo.
Tempo de qualidade implica muitas horas?
Passar tempo de qualidade com os filhos não é necessariamente sinónimo de despender longas horas do dia. Na verdade, não é necessário ter muito tempo, o ideal será rentabilizá-lo, aproveitá-lo bem, de forma a torná-lo prazeroso e memorável. Ou seja, passar tempo de qualidade significa dedicar, durante um período de tempo (por mais breve que seja), a nossa atenção única e exclusivamente a alguém. Não se trata apenas de estar no mesmo ambiente, mas de aproveitar a presença do outro.
Estes momentos não são apenas de interação, mas também de aproximação entre pais e filhos. Afinal, os filhos são pessoas independentes e em formação, pelo que conhecê-los melhor (em termos das suas rotinas, das suas angústias e das suas preferências) é uma tarefa que requer dedicação e vontade de estar presente.
Deste modo, o tempo passado com qualidade não deve ser aquele que sobra, mas sim aquele que é planeado para ser incorporado na rotina diária. Além disso, é importante manter a consistência. É preferível passar 45 minutos todos os dias com os filhos do que 6 horas uma vez por semana, por exemplo, até porque as necessidades de carinho, de atenção e de interação são constantes.
Recomendados pelo LinkedIn
Inicialmente, incutir esta mudança de hábitos poderá ser um pouco difícil, pelo que se seguem alguns exemplos de atividades que podem ajudar os pais neste sentido, nomeadamente:
Benefícios do tempo de qualidade entre pais e filhos
O tempo de qualidade passado entre pais e filhos é fundamental para o bom desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças e, como tal, acarreta inúmeros benefícios, tais como:
Depois destas dicas já sabe o que tem a fazer, é hora de reunir a família e pensarem num programa ou atividade especial para fazerem em conjunto, com a certeza de que os miúdos irão adorar esses momentos de interação entre todos.