Quais as regras, limites e autonomia a impor a uma criança?
Limites e regras
Estabelecer regras é importante para trabalhar a autodisciplina e ajudar as crianças a distinguir o certo e o errado. As regras e limites oferecem diretrizes que ajudam as crianças a lidar com diferentes tipos de situações, e é através destas que as crianças percebem o que é esperado delas em casa, com os pares e na escola.
Os limites permitem que a criança se sinta segura, ao mesmo tempo que lhe são ensinadas competências que serão úteis em diversas áreas da sua vida. Todas as crianças testam os limites, o que é normal e faz parte do desenvolvimento. No entanto, é importante que os pais continuem a definir os limites e que ajudem a criança a aceitá-los e a desafiá-los de uma forma saudável e equilibrada.
Seguem-se agora algumas das razões pelas quais é importante definir limites e regras para a criança, durante o seu crescimento:
Autonomia
No entanto, embora os limites e regras sejam importantes, também é importante reconhecer que as crianças e adolescentes precisam da sua autonomia. A necessidade de autonomia manifesta-se sobretudo em duas fases: na infância, entre os 2/3 anos, e na adolescência, acabando por se tornar mais evidente nesta última fase.
Recomendados pelo LinkedIn
É importante os adolescentes desenvolverem a sua autonomia, de modo a tornarem-se adultos autónomos, que não são controlados por outras pessoas ou forças externas. Para isso a autonomia deve ser desenvolvida em três níveis:
Desenvolver a autonomia ajuda as crianças e adolescentes a tomar decisões e a prepará-los para a vida adulta. No entanto, esta é uma fase que pode causar tensões entre os pais e filhos.
É difícil para os pais verem as suas crianças e adolescentes a crescerem, e reconhecerem esta necessidade de independência. Na adolescência, a procura pela autonomia pode verificar-se através do questionamento, da transgressão das regras e maiores conflitos no seio familiar.
De que forma os pais podem ajudar?
Para além de tudo isto, caso sinta necessidade de recorrer a um técnico especializado, lembre-se que estamos disponíveis para o ajudar a qualquer momento.