Como ter tempo e dinheiro de sobra
Tempo e dinheiro são os dois assuntos que ocupam minha cabeça na maior parte do tempo.
Não porque eu ache que tempo é dinheiro (eu não acho) e nem porque eu tenha algum tipo de desejo especial em ter uma infinidade de qualquer um dos dois (o que poderia se transformar num grande tormento, ao contrário do que muitos pensam).
Posso ser bem franco contigo?
Eu acho que temos mais tempo do que precisamos ou merecemos. E temos de sobra justamente porque Deus deve saber que se nos desse a exata justa medida, acabaríamos todos condenados ao Inferno.
E eu também acho que o dinheiro é o maior ímã de desgraças que já encontrei na vida.
É impressionante: onde há dinheiro, há preocupação, tristeza, dor, sofrimento.
Não que essas coisas não existam onde não há dinheiro — por vezes são até piores —, mas eu tenho absoluta certeza que muita gente teria uma vida melhor se simplesmente aceitasse ter um tanto a menos de dinheiro.
O que me parece é que o próprio fato de que dinheiro e tempo parecem ilimitados causa uma ansiedade enorme na maioria de nós. É como se nossa mente (que tem potencial de captar a infinitude) não conseguisse sossegar enquanto não chegar a algum tipo de limite.
Perceba: as pessoas estão sempre reclamando que queriam mais tempo, mais dinheiro ou mais dos dois. A coisa é tão endêmica que é possível que você nunca conheça pessoalmente, em toda sua vida, alguém que te diga “eu tenho mais tempo que preciso” ou “eu tenho muito mais dinheiro do que gostaria”.
Não importa quanto, parece que sempre vamos querer mais.
Sabe o que é mais irônico nisso tudo? Basta um pouco de tempo de sobra que o sujeito já está logo entediado, reclamando que o tempo não passa.
Quanto ao dinheiro de sobra, vai começar a gastar com coisas que nunca precisou nem quis ter, mas simplesmente não sabe lidar com a inação: precisa transformar aquele dinheiro em algo que dê algum prazer imediato e momentâneo.
Recomendados pelo LinkedIn
Ok, ok, mas onde eu pretendo chegar com toda essa reflexão?
Nas seguinte questão: é possível que você vença a ansiedade que vem com o desejo de mais tempo e dinheiro simplesmente reduzindo o patamar dos seus desejos.
Quando se trata de tempo: será que você não tem tempo mesmo ou será que está querendo fazer coisas demais, mais do que realmente precisaria fazer?
E quanto se trata de dinheiro: você precisa mesmo de tanto mais dinheiro? Ou será que está desejando um estilo de vida caro demais para o que realmente precisa para ser feliz?
Eu não sei responder essas perguntas por você.
E talvez você as responda e conclua que realmente precisa de muito mais tempo e muito mais dinheiro.
Mas, no meu caso, o que me fez ter tempo e dinheiro de sobra foi uma decisão: me dedicar 100% a um negócio que fosse escalável e pudesse me dar uma quantidade confortável de dinheiro em troca de poucas horas de trabalho.
Definir como ganhar dinheiro e quanto de dinheiro (máximo, não mínimo) eu gostaria de ter por mês foi o que me devolveu o tempo que eu achava não ter.
Por isso, eu te aconselho: encontre um trabalho que te paga o que precisa com poucas horas de dedicação por dia e você se verá livre da prisão dos “sem tempo e sem dinheiro".
AMDG
Elton