Como ter um dia ideal - Caroline Webb
Acredito que eu fale por muita gente quando digo que os últimos dois anos não tem sido fáceis.
Para nós, que ainda estamos sobrevivendo, tudo ficou mais difícil, principalmente o trabalho. Afinal como se manter concentrado, produtivo e feliz com o mundo se despedaçando a cada atualização das últimas notícias não é mesmo?
Eu definitivamente não tenho a solução para tudo isso que estamos vivendo mas, assim como eu aprendi, você também pode tirar uma coisa ou outra dos livros que tentam nos ajudar a melhorar nosso dia. É preciso começar com a intenção.
Dessa vez quem vem para nos ajudar é a Caroline Webb por meio do seu livro: Como ter um dia ideal.
O livro trás uma série de dicas que pequenas atitudes que podemos tomar para ter um dia melhor no trabalho. Dicas essas que são baseadas nas últimas descobertas da economia comportamental, psicologia e neurociência.
Precisamos entender como funcionamos
O primeiro passo é entender como nosso cérebro funciona, de maneira grosseira temos dois modos: Descoberta e Defesa.
O modo de Descoberta é quando nosso raciocínio funciona de verdade. Esse é o modo que você quer estar na maior parte do tempo nos dias de hoje. Ele é mais lento porém mais racional e lida melhor com a complexidade e o desconhecido.
O modo de Defesa é o nosso lado "primitivo" falando, ataques e afrontas pessoais são o que normalmente desencadeiam esse modo em um dia de trabalho. Sabe quando você "pistola" com alguém e fala bobagem? É nesse modo que você se encontra.
Você nunca vai conseguir desligar e bloquear o modo de Defesa, ele é importante pra sua sobrevivência (ele é quem reage se você for atacado na rua por exemplo). O que você precisa fazer é identificar os gatilhos que levam para esse modo e aprender formas de lidar com isso.
Obs: aquele lance de contar até 10 antes de responder alguém em uma situação de estresse tem fundamento cientifico, recomendo.
Caso esse assunto te interesse ou pareça familiar tem um livro muito famoso que fala mais desses dois modos de operação: Rápido e devagar: Duas formas de pensar do Daniel Kahneman
Passo 1 - Estabeleça suas metas e intenções para o dia
O primeiro passo é entender o que você quer completar no dia. Mais do que isso, é estabelecer como você quer o dia seja.
Então além de todas as dicas já super batidas de lista de tarefas sempre quebradas em pequenas ações as duas lições mais importantes dessa parte foram:
- Entenda o porque aquelas tarefas são importantes pra você para além da importância para a empresa
- Estabeleça metas comportamentais para o dia (ser mais educado na reunião, elogiar fulano e etc). Planeje com antecedência como você quer as coisas saiam no nível de comportamentos
Passo 2 - Como fazer as horas do dia renderam mais
Produtividade é um dos temas mais "em alta" dos últimos tempos, principalmente devido a quantidade gigante de distrações com que lidamos. Eis aqui alguns hacks de produtivdade
- Organize sua agenda considerando os picos e os vales. Picos são os momentos do dia que você se sente mais disposto e com mais energia. Esse é o momento perfeito para atacar aquelas tarefas complexas. Já os vales, por exemplo na última hora de um dia após aquela reunião de resultados de 2 horas, são os momentos que você coloca as tarefas que precisam de menos você
- Saiba usar os blocos de tempo do seu dia. Agrupe tarefas com temas parecidos em sequência, faça reuniões com horários quebrados para conseguir tirar alguns minutos para respirar e refletir sobre o que acabou de acontecer e faça descansos planejados (inclusive deixe esses momentos bloqueados na sua agenda)
- Pra fechar as dicas de produtividade: Planeje recompensar de curto prazo. Alguns projetos darão seus maiores frutos no final mas você pode e deve se recompensar no meio do caminho. Meu exemplo: Eu gostaria de manter uma média de 100km corridos por mês, para me ajudar com isso a cada 30km eu me dou um livro =)
Passo 3 - Como extrair o máximo de cada contato
Se seu trabalho não fizer parte de uma seleta lista, é bem provável que grande parte dele envolva se relacionar com outras pessoas. Isso pode ser problema ou uma experiência incrível, grande parte depende de você:
- Atenção plena sempre, ninguém merece falar com alguém olhando o celular ou coisa do tipo. Isso passam a clara mensagem de que o está sendo falado não é importante. E mais do que apenas escutar, estimule o diálogo de maneira sincera com perguntas qualificadores como:
O que você acha disso?
Ao invés de: Você acha que XYZ?
Qual é sua maior dificuldade quanto a isso?
Ao invés de: Isso está complicado pra você porque é novidade?
- Sabe aquela pessoa super alegre que contagia o ambiente? É, todo mundo tem essa habilidade de contagiar, inclusive pra melhor ou pra pior. Quer trabalhar num ambiente divertido e feliz? Então comece não sendo a pessoa de mal humor logo cedo. Projete em você a emoção que você gostaria de ver no ambiente.
Recomendados pelo LinkedIn
- Conversas difíceis sempre vão existir, o livro trás uma ferramenta bem massa: Perceber-Reconhecer-Oferecer. "Percebi que você fez pareceu chateado quando falei da meta, o que você pensa sobre isso? (perceba) - Ah, entendo que você acha que é complicado pra caramba (reconheça) - Tem alguma coisa que posso fazer pra te ajudar quanto a isso? (ofereça)
- Ainda sim nem tudo vai sair perfeito, e beleza. Sempre parta do princípio: Pessoa boa, dia ruim. Afinal, quem já não teve um dia ruim não é?
Passo 4 - Seja você mesmo, só que mais inteligente
Aqui vão algumas dicas de como você pode lidar com tarefas complexas que exigem você no seu ápice:
- Técnica do patinho de borracha. Essa eu usei recentemente no trabalho (e tinha esquecido que já tinha lido sobre). Basicamente consiste em explicar seu problema para um patinho de borracha (ou para alguém). Sabe quando você começa a falar seu problema em voz alta e no meio para e diz "ah, já sei" e sai correndo resolver? É isso.
- Quebre o seu problema em problemas menores. Essa dica é um clássico, e por isso mesmo não poderia faltar. Quantos menores as partes que você quebrar mais fácil será de resolver cada um dos pontos.
- Faça um pré-mortem. Ou seja, se tudo do seu projeto/tarefa desse completamente errado, qual seria a causa? Pensar nisso pode te ajudar a encontrar os principais pontos que precisam ser atacados.
Passo 5 - Maximizando o impacto
Mais do que simplesmente interagir com pessoas como comentei no item 3, muitas vezes será necessário fazer com que a galera compre sua ideia e te ajuda a remar o barco. Para isso temos o capítulo 5 do livro, que fala sobre influência e como maximizar seu impacto. Vamos a algumas dicas:
- Supera a maldição de conhecimento. As coisas podem parecer muuuito óbvias para você, mas acredite, não são assim para todos. Faz questão de deixar tudo muito claro. O óbvio precisa ser dito.
- Ao apresentar algo para pessoas, ofereça uma recompensa positiva. Surpresa, novidade ou expectativa são os sentimentos que você precisa buscar durante sua apresentação.
- Ofereça muito contexto. Explique o racional por trás do que você está apresentando, como chegou naquilo e quais os impactos devemos esperar? Aliás, mostre os impactos, dando exemplos de carne e osso. As pessoas querem saber como vão impactar outras pessoas e não como vão impactar coisas.
- Facilite as coisas. Se você já imagina quais serão as objeções para sua proposta aproveite para desconstrui-las durante sua apresentação antes mesmo de alguém perguntar.
- As pessoas que compra ideias mais facilmente quando fazem parte de concepção. Então sempre que possível traga a galera para fazer acontecer junto. Normalmente as coisas são feitas melhores a quatro mãos.
Passo 6 - Lidando com as dificuldades
Para cada dia "super ideal" pode ter certeza que vai ser um punhado dos famosos dia de cachorro. E o que você precisa fazer? Segurar a barra. Aqui estão algumas dicas validadas por uma pessoa extremamente cética que encontrou benefícios em lugares que não acreditava antes.
- Respire. Praticar uma respiração profunda em momentos de tensão extrema ajuda bastante. Principalmente a pensar com clareza
- Escreva sobre isso. Pode ser no celular, a mão, onde for. Mas escreva sobre seu dia ou sobre sua semana, principalmente pensando em como você se sentiu com as situações do dia a dia. Também vale a pena fazer uma reflexão sobre quais são as coisas que pelo que você pode agradecer.
- Na pior das hipóteses, olhe para as situações de uma forma diferente. O que eu aprendi com isso? O que eu precisei desenvolver para lidar com isso? O importante é sair com um aprendizado sempre.
- Se esforce para ter uma rotina saudável. Durma suas 8 horas, faça exercícios físicos (fala sério, dá pra fazer sem sair do quarto) e medite.
Parte 7 - Aumentando seu entusiasmo
Em alguns momentos a situação vai nos dar o empurrãozinho que a gente precisa. As vezes não. É importante entender como podemos melhorar nossa energia ao longo dia.
- Não se esqueça da dica da rotina saudável, isso é grande parte da solução
- Se conheça. Saiba quais são os eventos e momentos que mais te tiram energia e quais são aqueles que te deixam pilhado (no bom sentido). Busque maximizar os picos e diminuir os vales
- Encerra suas tarefas e reuniões com chave de ouro. De maneira positiva relembre ou reforce as coisas boas até ali. É uma ótima prática também adicionar a sua rotina de escrita sobre o dia uma lista de 3 ou mais coisas boas de cada dia ou semana.
- Por fim, entenda seus pontos fortes e pense em como você pode conscientemente usa-los para maximizar o seu dia e sua execução.
Enfim
Esse é um livro que não adiante ler uma vez. Tem muita coisa boa que pode e deve ser usado como material de referência. Escrever esse artigo me fez revisitar muitas coisas e já planejei algumas ações.
Mas a mensagem final é que você não pode escolher o que vai acontecer no seu dia, somente como você vai reagir ao que vai acontecer e você pode fazer isso de maneira planejada.
Então se você é como eu que pensa que o tempo no trabalho precisa ser massa e significativo que tal começar com essas dicas a ter uma postura mais ativa em criar o seu dia ideal?
Psicóloga - CRP 06/153391 | Recrutamento e Seleção
2 aNossa vou ler, tô precisando mesmo aprender como ter um dia ideal, pq olha....