Como tornar o ambiente de trabalho mais amigável e seguro para as mulheres?
No domingo, 8 de março, lembramos mais um Dia Internacional da Mulher. Dentre as diversas vitórias que poderíamos comemorar e as outras tantas demandas que poderíamos fazer, resolvemos resgatar uma conversa que começamos lá no ano passado. O que é ser empreendedora mulher no Brasil? Que dificuldades enfrentamos? E o que podemos fazer para tornar o mercado e os ambientes de trabalhos mais amigáveis, seguros e produtivos para as mulheres?
As batalhas e vitórias das mulheres que empreendem no Brasil
Nesta conversa, nós da Garimpo UX não temos as respostas, claro. Temos ideias e gostaríamos de ouvir a sua. Você está no trabalho neste exato momento? Então, propomos um exercício: olhe ao seu redor e imagine como este local seria melhor para as mulheres. Imaginou? Conta para a gente o que você pensou.
As mulheres empreendedoras
Apoiar o desenvolvimento de novos negócios no nosso país é importantíssimo. Uma empresa bem gerida, gera empregos, movimenta a economia, promove ascensão social. Isso acontece com maior força quando o empreendimento é feminino. Segundo o Sebrae:
“Quando uma mulher empreende, ela reinveste em sua família e, assim, toda a sociedade avança junto”.
Vamos construir isso juntos e juntas?
Reflexões para o Dia da Mulher
Enquanto nós aqui na Garimpo UX aguardamos as suas ideias sobre como tornar o mercado melhor para as mulheres, deixamos algumas dicas de leituras:
Como sair de uma situação de assédio no trabalho
Desvantagens de mulheres no mercado de trabalho vão além do salário
Mulheres e o mercado de trabalho: os desafios da igualdade
As mensagens que elas querem e as que não aguentam mais receber no Dia da Mulher
Estudo do Sebrae sobre mulheres empreendedoras
Analista de Negócios
4 aOi Fernanda de Oliveira , acho legal esse assunto, só lembrando que o que pode ser confortável e seguro para as mulheres, pode ser para os homens também. Então deixa eu dar minha contribuição: que tal os homens pararem de ficar fazendo rodinha e ficar falando auto de futebol e outras bobeiras quando tem outros colegas que não ligam para esse assunto e querem se concentrar no seu trabalho. Aliás seria bem produtivo quem quem fosse fazer uma “reuniãozinha “ pegasse uma sala para isso e mantivesse um ambiente livre de poluição sonora.
Designer | Product Owner | Mentor
4 aHomens podem começar com a simples atitude de curtir e apoiar esse post. :) #ficadica