Como tornar a segurança no trabalho estratégica na satisfação dos trabalhadores?

Como tornar a segurança no trabalho estratégica na satisfação dos trabalhadores?

Para Zwetsloot (2010), a saúde e segurança no trabalho é um importante elemento na dimensão social das organizações, possibilitando através desta integrar as políticas de SST a um nível estratégico das empresas, contribuindo para uma opinião positiva junto de todas as partes interessadas.

Esta integração da SST na estratégia das organizações traduz-se, igualmente, na promoção da imagem de empregador responsável, melhorando a sua posição no mercado de trabalho junto de potenciais trabalhadores, bem como incentiva a satisfação e comprometimento dos atuais trabalhadores (EU-OSHA, 2004). Deste modo, quando os trabalhadores estão satisfeitos e comprometidos com o seu trabalho existe uma maior disposição para fazer o seu melhor em prol da sua organização, dado a interiorização dos objetivos e valores organizacionais (Porter e Smith, 1970).

Daí que os resultados alcançados com em diversos estudos permitem identificar uma associação positiva entre a SST e a satisfação no trabalho. Tal como refere Geller (2014), existe uma necessidade das organizações refletirem na sua reputação a consciência e os princípios éticos perante o processo estratégico, isto é, as empresas não podem ter uma imagem exterior de boa responsabilidade social e interiormente possuírem um fraco desempenho naquilo que são, por exemplo, as condições de SST.

A SST deve deixar de ser encarada como uma questão de cumprimento obrigatório por parte das empresas, para se tornar em parte integrante da cultura organizacional, assim como num fator de competitividade e diferenciação.

Em suma, um dos maiores desafios das empresas é o de alinhar os seus recursos humanos em torno dos seus objetivos estratégicos. Assim, apenas pela participação e envolvimento dos trabalhadores nas decisões empresariais, é que estes se sentem emocionalmente ligados e com relações mais fortes com a empresa, motivando cada um a dar o melhor de si, a ir mais além das suas funções, a inovar e capacitar a organização com melhores recursos. É nesse sentido que a segurança no trabalho pode ser adotada pelas organizações como uma ferramenta fundamental para alcançar um elevado nível de satisfação dos trabalhadores, dado contribuir com a sua visão ampla para a comunicação com todos os stakeholders.

Bibliografia:

Zwetsloot, Gerard I.J.M. (2010), Corporate Social Responsibility and Safety and Health at Work, Global Perspectives, Working on Safety Conference.

EU-OSHA (2004), Corporate social responsibility and safety and health at work, Luxemburgo, Office for Official Publications of the CE

Porter, L.; Smith, F. (1970), The etiology of organizational Commitment, Irvine, University of California.

Geller, Gabriel (2014), A review and critique on the relation between corporate reputation, value creation and firm performance. Amazon.

Dias, Tiago Miguel Ferreira (2015). “A sustentabilidade empresarial como estratégia para a criação de valor”. In: Neves et al. (Eds), Vertentes e Desafios da Segurança 2015 (ISBN 978-989-99199-1-4), Leiria, Portugal

Manuela Alves

Diretora de Recursos Humanos na AdS | Assistente Convidado na ESCE IPS

8 a

A SST é um importante elemento estratégico na gestão de RH, e os estudos só vêm confirmar a prática.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Tiago Dias

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos