Como transformar monografia em um livro [GUIA COMPLETO]

Como transformar monografia em um livro [GUIA COMPLETO]

Recebemos muitos e-mails aqui na Editora Viseu de pessoas que sonham em dar uma nova forma às suas monografias e outros trabalhos acadêmicos, transformando-os em livros.

Para algumas pessoas, o trabalho acadêmico é um mero "passaporte" para concluir algum grau acadêmico e assim seguir a vida profissional.

Todavia, para outros, a pesquisa se torna um elo que vincula o acadêmico ao tema estudado de uma forma tão forte que a pesquisa não morre na apresentação final.

Muitas pessoas querem seguir em frente com o intuito de transformar suas pesquisas em uma peça capaz de alcançar mais pessoas.

A grande dor deste público é Como adaptar o trabalho acadêmico para o formato de um livro, capaz de alcançar um público mais abrangente.

Em geral, um trabalho de conclusão do curso, o famoso TCC, é feito em um formato altamente criteriosos, cumprindo os requisitos da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Além disso, o conteúdo da pesquisa é escrito para "agradar" à banca examinadora, aquela que dará a nota final pela performance da pesquisa.

É por este motivo que o processo de adaptação se torna um desafio, pois a ideia não é atingir somente o público acadêmico, mas sim todas as pessoas interessadas no tema.

Imagine, por exemplo, um acadêmico de psicologia que tece uma pesquisa a respeito de autismo, um tema que tem sido cada vez mais difundido.

A pessoa passa meses estudando, reunindo um aparato teórico, confrontando dados, buscando estatísticas em bancos oficiais de informações e, por fim, publica um belo trabalho que merece a nota máxima.

A linguagem desse trabalho certamente estará voltada ao âmbito acadêmico, que certamente são Mestres e Doutores do ramo da psicologia, neurologia ou educação.

Contudo, já parou pra pensar que dentro do universo do autismo existem também:

  • Pais e familiares interessados no tema;
  • Estudantes que estão iniciando uma pesquisa sobre autismo;
  • Produtores de conteúdo que buscam inspiração em alguma obra relacionada ao tema;
  • Educadores que precisam se atualizar sobre autismo, a fim de melhorarem suas práticas didáticas, etc.

Você percebeu que o leque pode ser muito mais aberto? Porém, é interessante observar também que nem todas as pessoas acima possuem certa "fluência" em termos acadêmicos & científicos.

É por este motivo que você precisa passar por um processo de transformação da sua monografia, dissertação ou tese em um livro.

Certamente, ao passar pelo processo completo, você conseguirá ampliar seu público, e assim "democratizar" o conhecimento tão valioso que você pesquisou.

No artigo que eu publiquei no portal da Editora Viseu está o conteúdo completo sobre Como transformar a sua Monografia em Livro.

Através deste Guia Completo, tenho certeza que você não terá dúvidas sobre como adaptar seu trabalho acadêmico para um livro incrível que vai alcançar muitas pessoas.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos