Como transformar sua ideia no próximo negócio de sucesso
Nessa edição da newsletter, eu, Guilherme Oliveira, especialista de inovação e engajamento corporativo do GFI Brasil, vim trazer uma ótima notícia para você, que está pensando em empreender no setor de proteínas alternativas mas não sabe por onde começar: nós vamos te ajudar a transformar sua ideia - ou sua pesquisa - em um negócio de sucesso! Com o novo Guia para Startups, você terá insights valiosos em cada etapa do desenvolvimento da sua empresa.
E como o setor de proteínas alternativas exige muita inovação e pesquisa, nós sabemos que muitas vezes o desenvolvimento de um produto começa na bancada de um laboratório - principalmente quando falamos de novas tecnologias, como carne cultivada e produtos obtidos por fermentação. Por isso, criamos um capítulo inteiro dedicado a ajudar pesquisadores a levarem sua pesquisa para o mercado, fornecendo dados e estratégias específicas para integrar universidades com a indústria e transformar pesquisas em negócios lucrativos. A nossa expectativa é que o Guia para Startups abra portas para novas oportunidades no mercado de proteínas alternativas e, mais do que isso, encoraje uma nova onda de empreendedores, inclusive pesquisadores, a se verem como potenciais líderes empresariais!
E se você trabalha com pesquisa na área de produção de alimentos ou tem interesse em estudar esse tema, saiba que o GFI Brasil possui muitas oportunidades para você desenvolver sua carreira e alavancar trabalhos!
Oportunidades abertas
Programa Global de Incentivo à Pesquisa do GFI: até U$ 3,4 milhões em pesquisas para proteínas alternativas
O edital do nosso Programa Global de Incentivo à Pesquisa 2024 acaba de ser lançado! Neste ano, vamos aprovar pesquisas de acesso aberto em três áreas temáticas através do mecanismo Field Catalyst, que consiste em financiamentos de projetos de até US$250.000 e 24 meses de duração, com financiamento adicional disponível para colaborações que envolvam parceiros no campo. No dia 10 de abril, às 14h, faremos uma sessão de informações pelo Zoom para responder as dúvidas sobre o processo de inscrição e as três áreas prioritárias. O prazo final para envio de propostas é 23 de maio de 2024. Saiba tudo sobre essa edição do Programa, assim como os links para o envio de propostas e a sessão de informações.
Penúltimo dia para se inscrever no Alt Protein Project!
Se você é estudante e quer explorar as possibilidades que o setor de proteínas alternativas oferece, essa oportunidade é pra você! O Alt Protein Project é um movimento global liderado por estudantes visionários que promove educação, pesquisa e inovação em proteínas alternativas. Com mais de 450 membros ativos, estamos presentes em dezenas de universidades em diversos países, trabalhando para formar os próximos profissionais que vão transformar o futuro da alimentação. As inscrições encerram amanhã!
As oportunidades não param por aí! Confira também os eventos que você não pode perder nos próximos meses!
O futuro da alimentação está sendo moldado
O segmento plant-based cresce cerca de 7% ao ano e tem previsão de crescer 12% ao ano até 2027. As informações sobre estas e outras previsões otimistas serão discutidas nos dias 07 e 08/05, no Workshop Proteínas Alternativas, promovido pela EMBRAPA Agroindústria de Alimentos (Guaratiba - RJ) e a Netzsch Moagem e Dispersão em parceria com o GFI Brasil.
Inovação tecnológica na indústria alimentícia
A saudabilidade de alimentos é o principal tema do evento Nutri Ingredients Summit - NIS 2024. A feira, que conta com o apoio do GFI Brasil, acontecerá nos dias 23 e 24/04, no Transamérica ExpoCenter (SP), e busca conectar fornecedores de ingredientes funcionais às indústrias de alimentos e bebidas que criam soluções inovadoras para tornar os produtos mais atrativos para o consumidor. Veja a programação completa e como realizar o seu credenciamento.
Criar conexões entre biotecnologia e sustentabilidade ambiental
É o que vai movimentar o 1º Congresso Brasileiro de Biotecnologia Industrial - I Cobbind. O evento acontecerá entre os dias 25 e 28/08, no Costão do Santinho Resort (SC) e tem o GFI Brasil numa programação que inclui o papel da biotecnologia na produção sustentável de alimentos bem como as oportunidades para Proteínas Alternativas no Brasil e para profissionais e startups do segmento. Consulte a programação e as normas de submissão de trabalhos.
Últimas notícias
Burger King da Alemanha está reduzindo os preços de seus produtos vegetais para tornar a comida plant-based mais acessível
Entre os itens que custarão menos estão o Whopper sem carne, o sanduíche de frango e os nuggets vegetais. Para divulgar essa mudança de posicionamento, a gigante do fast food lançou um novo lema, “Plant-Based for Everyone”, ou “À base de Plantas para Todos”.
Recomendados pelo LinkedIn
“Minha empresa produz carne cultivada. Eu tenho um grande arrependimento”
Em um relato sincero, Didier Toubia, CEO da Aleph Farms, reflete sobre a trajetória e os desafios da indústria da carne cultivada e reforça a necessidade de ajuste de expectativas para o sucesso da indústria. “Por um lado, quando você está fazendo algo que nunca foi feito antes, abre um caminho para outros seguirem. Por outro, muito do que é necessário para satisfazer as expectativas é gerenciá-las desde o início e, isso, poderíamos ter feito melhor”.
Proteínas alternativas: inovações agrícolas que podem ajudar a transformar o futuro dos alimentos
Neste artigo publicado no jornal USA Today, o CEO do GFI US, Ilya Sheyman, traz dados sobre a ineficiência do sistema alimentar atual e como as proteínas alternativas se apresentam como uma solução. “Num cenário de manutenção do status quo, as terras agrícolas, principalmente pastagens, devem se expandir em mais de 600 milhões de hectares até 2050 – área duas vezes maior que a da Índia. Uma transição para proteínas alternativas poderia reduzir a quantidade de terra necessária para alimentar a população humana em até 75 por cento”.
Especial Páscoa!
A Páscoa chegou e algumas empresas estão fazendo ações especiais para essa época ou oferecendo produtos típicos da data. Para as proteínas alternativas passarem a integrar verdadeiramente a vida dos consumidores, elas precisam estar presentes em todos os momentos, do cotidiano à datas especiais e comemorativas - principalmente porque as tradições culturais ainda são vistas como um entrave para o consumo desses alimentos. Confira o que algumas empresas fizeram para se conectar com seus clientes nesta Páscoa:
A Tal da Castanha: 7 chefs trazem receitas exclusivas com chocolate
A empresa lançou um e-book gratuito com receitas versáteis desenvolvidas por chefs, como torta de chocolate, barra de caramelo de missô, ovo brownie de pistache e ovo de colher de maracujá. Baixe o e-book gratuito aqui e dê uma olhada nas receitas prontas aqui e aqui.
The New: pescados à base de plantas para seguir a tradição da Páscoa
A empresa possui em seu portfólio os bolinhos de Bacalhau e o salmão “The New Fish”, ideais tanto para o dia a dia quanto para esse momento do ano. Os produtos podem ser comprados online ou nos principais supermercados e casas de produtos naturais do país.
Maré Chocolates + Naveia: chocolate branco com pistache caramelizado
A Maré e a Naveia se uniram para criar um chocolate branco feito com pistache caramelizado e deleite NAVEIA. Foram dois anos de testes para chegar numa lista de ingredientes pura, orgânica e saudável. O produto pode ser encontrado online ou nos principais pontos de venda do país.
Nice Foods: kit especial de Páscoa e receitas feitas por influenciadores!
A empresa criou um kit exclusivo para as produções dessa época do ano, que pode ser comprado pelo site. Além disso, convidaram alguns criadores de conteúdo para criarem receitas 100% vegetais para a Páscoa: a Bárbara Sitis fez uma bacalhoada à base de plantas e o Veggui criou um ovo pudim usando o Kit Páscoa.