Como um Cliente fez o banco trabalhar para a empresa dele

Como um Cliente fez o banco trabalhar para a empresa dele

Uma decisão estratégica transformou empréstimo em lucro


Aumentar o lucro da sua empresa usando o dinheiro do banco pode ser uma excelente estratégia, desde que bem executada. Vou compartilhar o caso real de um cliente para ilustrar essa abordagem.

Lembre-se de uma coisa muito importante: meu objetivo é compartilhar contigo o que vivo dentro de meus clientes, além das estratégias que utilizo para ajudar esses empresários a fortalecerem suas empresas. Tudo isso para que você possa fazer a ponte e adaptar a estratégia para seu negócio. Sempre pense em sua empresa quando estiver lendo as Cartas de Negócio.

☕Pegue seu café, sem açúcar, por favor, e acompanhe o caso desse empresário.

Meu cliente, uma empresa de etiquetas para embalagens em Cuiabá/MT com quase 30 anos de mercado, não tinha problemas de faturamento, mas o lucro era pequeno. Eles terceirizavam parte da produção para manter suas máquinas ocupadas. No entanto, com o aumento da concorrência, as margens ficaram mais apertadas, mesmo com a carteira de pedidos cheia.

Fui chamado para ajudar na expansão para Mato Grosso do Sul e Rondônia. Durante o diagnóstico, identifiquei que deixar de terceirizar e produzir internamente poderia aumentar o lucro. A projeção de aumento de 30% na produção com a expansão deu segurança aos sócios para adotar essa estratégia.

📈IMPORTANTE: Nas projeções de produção da expansão do território de atuação, o cenário conservador apontava um aumento de 30% na produção. Isso deu alguma segurança aos sócios para adotar a estratégia que eu queria implantar.

Analisamos duas opções:

a) contratar novos funcionários para um turno noturno ou

b) comprar duas novas máquinas.

A compra das máquinas era a melhor saída, mesmo exigindo investimento. Os proprietários queriam adiar a compra por falta de capital, mas expliquei que um financiamento via BNDES nos permitiria pagar as máquinas com o lucro da expansão. Se algo desse errado, ainda pararíamos de terceirizar e olucro adicional de produzir o volume terceirizado em casa, seria suficiente para pagar as parcelas e ainda sobraria um pouco.

⏱️Quase um ano depois, a expansão deu certo. A compra das máquinas aumentou a margem de lucro e reduziu o prazo de entrega, já que as máquinas eram modernas e rápidas.


Alguns pontos interessantes a serem destacados:

  • Terceirizar parte da produção para não precisar comprar novas máquinas e correr o risco de ter máquina parada quando os pedidos diminuirem pode ser uma boa estratégia, desde que a qualidade seja mantida e haja margem de lucro.
  • A estratégia conservadora do cliente garantiu o sucesso do negócio até aquele momento, mas já não era suficiente para garantir o futuro da empresa.
  • Se a expansão falhasse, ainda precisaríamos terceirizar cerca de 10% da produção, o que deu segurança para adotar a estratégia de comprar as novas máquinhas. Isso pelo fato de que as novas máquinas não dariam conta de produzir tudo o que era terceirizado.

Agora, buscamos consolidar as novas regiões e atacar outro centro de custo: logística. Como a produção é toda em Cuiabá, o frete para fora de Mato Grosso aperta as margens. Estamos focados em crescer em Rondônia para justificar a instalação de uma produção local, melhorando as margens.

Um ganho importante da expansão foi a redução no custo dos insumos, pois aumentamos o volume comprado e conseguimos negociar melhores preços.

⚠️Espero que a história desse cliente ajude você a pensar em estratégias para sua empresa que reduzam custos e usem o dinheiro do banco a seu favor.


Você sabia que eu ofereço uma Mentoria Individual para donos de negócios?

Esse programa é 100% customizado para você e a realidade do seu negócio. Nada de processos padronizados – aqui, eu me adapto ao que você precisa, e não ao contrário.

Pode ser uma única reunião ou até mesmo dois anos de trabalho conjunto. Tudo depende dos seus objetivos, necessidades e como deseja conduzir o processo.

Clique Aqui para conversarmos sobre a Mentoria Individual para você e sua empresa.


Boas vendas!

Mário Meurer

PS: Ainda não conhece meu perfil no Instagram? Clique Aqui para me acompanhar por lá.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos