Como vencer o vício de procrastinar?
Será que você se reconhece nessas desculpas?
- Hoje está tão frio, que preguiça de ir à academia...
- Estou tão cansado... Só mais 5 minutinhos...
- Este projeto, amanhã eu faço...
E depois? Saiu correndo para recuperar o tempo perdido...
Esse é o nocivo hábito de procrastinar!
É a “arte” de deixar para depois, para amanhã.
O problema que o depois, o amanhã, é um lugar que ninguém sabe onde fica. Mas, possivelmente, boa parte dos planos, motivações e objetivos se encontram lá.
Compartilho com você algumas técnicas para eliminar esse vício:
1. No final do dia faça a sua lista de tarefas e compromissos para o dia seguinte. Escolha 3 itens, no máximo, de alta prioridade e que estejam alinhados com seu objetivo principal. Comece pelas prioridades.
2. Se você quer fazer uma tarefa com frequência, como ir à academia toda segunda, quarta e sexta, coloque essa atividade no topo de sua lista.
3. Remova as distrações, “ladrões do tempo”. Se receber e-mail ou mensagens é um problema, que tal definir 2 ou 3 horários por dia para conferi-los?
4. Faça uma coisa de cada vez. Só inicie uma nova tarefa quando finalizar a atividade que está em andamento. Caso contrário, você poderá ficar com várias atividades no meio do caminho e nenhuma concluída.
5. Desenvolva um sistema de pequenas recompensas. Esses mini presentes podem servir de motivação para o seu trabalho. Toda vez que você terminar uma tarefa, que tal um intervalo de alguns minutos ou uma xícara de café? Só não vale se perder nas pausar!
Borá começar?