“Como você escolheu RP?”

“Como você escolheu RP?”

“Como você escolheu Relações Públicas?”: essa é uma pergunta frequente que recebo sobre a minha profissão, principalmente por eu ser Co-founder do Fantástico Mundo RP, um blog que nesse ano completa 7 anos compartilhando amor e conteúdo sobre RP.

Grande parte dos nossos seguidores — e novos seguidores — são estudantes que estão prestes a entrar para a faculdade e tem muitas inseguranças e dúvidas sobre a profissão, o mercado e o que levou os profissionais dessa área a escolherem frente a tantas outras opções de carreira.

Então pensei comigo, se vou responder em particular, porque não abertamente para mais pessoas? Resolvi contar aqui como tudo começou, então senta que lá vem textão…mas, já adianto que a resposta pra essa pergunta não é tão romântica assim, ou o velho clichê de: “não fui eu que escolhi RP, foi RP que me escolheu” (nada contra também, tá bom?)

A verdade é que eu não sabia pra que lado correr. Sendo sincera, eu só conseguia pensar no que eu NÃO QUERIA de jeito nenhum cursar… então eu fui eliminando tudo que envolvia cálculo (óbvio)…engenharias, matemática, arquitetura e, depois, eliminando as áreas da saúde que me dão uma tontura só de pensar.

E aí realmente não me sobrou muita coisa. O ano era 2013…Faltava pouco tempo pra encerrar o período de inscrição para o vestibular e eu ainda não tinha me decidido. Todo mundo sabe que não é muito fácil escolher com 17 anos o que você vai querer pro resto da vida.

Acabei ampliando a busca de cursos para pesquisar instituições e passei a olhar a grade de cursos de faculdades e foi aí que eu encontrei um folder da UFSM campus Frederico Westphalen… fazia pouco tempo que tinha sido inaugurada uma sede da federal de SM por lá. No folder, com letras azuis num papel bonito estava escrito: “COMUNICAÇÃO SOCIAL — Relações Públicas com ênfase em MULTIMÍDIA” um nome do qual eu NUNQUINHA tinha nem ouvido falar, não conhecia uma pessoa sequer que era formada nisso e nunca tinha visto nada nem filme ou na TV.

“O que é Relações Públicas?” Fui pesquisar.

No fim, friamente falando, a minha lógica foi: gostei das matérias, tinha uma cadeira de fotografia, aparentemente nenhum cálculo. É comunicação. Fechou. Há poucos dias antes de encerrar o período de inscrições para o vestibular apostei minha moeda em uma coisa que até poucos dias antes eu nem sabia o que era.

E nunca me arrependi. Porque não encontrei nenhuma outra faculdade que se encaixasse tão bem comigo. Ou tão pra criar…4 anos depois, me tornei definitivamente uma profissional de Relações Públicas.




Há também quem me pergunte o que é RP, sem nem saber o que é (como eu lá em 2013)… e tá tudo bem também, tá? Eu explico.

Mesmo sendo uma profissão com “cento e poucos e lá vai anos” no Brasil, eu te confesso: ela não tem a visibilidade que gostaríamos — casa de ferreiro espeto de pau. Mas uma certeza eu tenho: tem muitos RPS incríveis nos representando muito bem por aí e fazendo ótimos trabalhos, esses tenho certeza, serão muito lembrados.

Foi depois de muito tempo que eu descobri que eu sempre fui RP desde pequena (talvez seja o meu perfil de leonina falando mais alto também), hoje tudo isso é muito claro, mas nem sempre foi assim…só consegui ter essa consciência depois de entender claramente as funções e políticas. As teorias e as práticas. As áreas de atuação. Depois de afinal, aprender o que era essa profissão na faculdade, conhecer enfim quem era os profissionais do mercado, ouvir experiências e absorver a bagagem dos nossos professores que foram ótimos mentores.

E apesar da subjetividade que a profissão pode aparentar para muitos (afinal, por exemplo, tu sabe muito bem o que um dentista faz e o que esperar dele, mas do RP nem sempre) é muito significativo o valor da atividade e as inúmeras possibilidades que o profissional pode desempenhar em muitas organizações…seja em pesquisa, eventos, cerimonial, assessoria, na comunicação interna, comunicação digital, gerenciamento de crise, planejamento estratégico ou relações governamentais (e muito mais).

O RP trabalha para uma comunicação completa e eficaz dentro de uma empresa. Ele integra as áreas, une as ações e amarra todos os laços para construir, manter e melhorar a imagem da organização e a harmonia do relacionamento entre ela e os seus públicos.

E o que isso tem a ver com o teu trabalho hoje, Tuti?

Por eu trabalhar e ter meu foco mais voltado para o marketing digital desde que comecei minha trajetória no mercado de trabalho, já cheguei a refletir se eu não estava me afastando da essência das RP, mas, percebi que na verdade é bem o contrário disso.

Lá em 2014, eu estudei durante meu TCC sobre a interação no Facebook, mas também sobre RP DIGITAIS (obrigada, Carol Terra por isso! e claro, obrigada e um beijo pra minha super orientadora Daiane Scheid), ou seja, escrevi sobre o RP ligado a área digital e o quanto eu acreditava que esse era o profissional da comunicação mais capacitado para trabalhar com gerenciamento de redes sociais.


Citando, eu mesma, no meu TCC:

“A área de Relações Públicas participa desse contexto, do desenvolvimento das tecnologias de comunicação e informação que transformaram o modo de pensar e executar suas práticas na era digital”. (Nicola, 2014)

Logo, a internet pode ser usada como veículo para desenvolver múltiplas atividades de Relações Públicas, cujo papel no ambiente digital está em tanto desenvolver estratégias que estejam em consonância com os objetivos da organização, quanto em conhecer os públicos para atingi-los de forma estratégica, e assim gerir o relacionamento e diálogo entre as organizações e seus públicos.

Mas, para além disso, hoje meu trabalho, que tem como cargo um nome bonito: “Chief Operating Officer”, em uma empresa com 15 funcionários, faturamentos milionários e um trabalho de nível avançado no digital e no mercado de educação online, envolve justamente a essência das Relações Públicas.

Através de uma comunicação integrada, eu sou um elo entre as estratégias dos lançamentos dos cursos (que é o principal produto que a empresa vende) e as operações.

Através das RP Digitais, trabalho o relacionamento em todos os pontos de contato da marca e a interação e o engajamento da audiência que queremos prospectar e do público que já é nosso aluno com o objetivo de entregar valor, atender as dúvidas e expectativas e manter relacionamentos duradouros para gerar bons resultados.

Meu trabalho abrange todas as áreas de social media, desde o planejamento, conteúdo até o tráfego com o objetivo de um posicionamento digital sólido, construção da autoridade, confiança, manutenção da imagem e reputação e, claro, vendas.

RP é resultado ❤

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos