A competência do futuro

A competência do futuro

Quais competências você já possui? 

Quais você ainda precisa desenvolver?


No Fórum Econômico Mundial a consultoria global Manpower Group divulgou uma notícia alarmante, um terço das competências que são consideradas essenciais hoje serão substituídas. Esse relatório levou em conta o mapeamento de 18 mil empresas de 43 países, investigando os grandes desafios das empresas no curto prazo.

Esses dados nos remetem a uma competência que sempre estará em alta, e nunca sairá de cena, a competência de aprender. Com o desenvolvimento acelerado do mercado de trabalho, no mundo dos negócios e os grandes avanços tecnológicos que estão automatizando quase tudo, é essencial aprender enquanto se movimenta. 

Dessa maneira chego a pensar que não haverá mais aquele tempo de desenvolvimento prolongado seguido de uma aplicação supervisionada, haverá sim a necessidade de aprender rapidamente, e, aplicar e experiência durante a aprendizagem.

E para que essa aprendizagem aconteça efetivamente, antigos conhecimentos, habilidades e atitudes que não são mais úteis, deverão ser “deletados” para não comprometer os seus resultados.

O desenvolvimento de competências é um processo que envolve autoconhecimento, questionamentos pontuais e experimentação de novas estratégias.


Como você está se aperfeiçoando nos dias de hoje?
Quais são as competências que você precisará para se manter competitivo no mercado?

O aperfeiçoamento contínuo nunca foi tão evidenciado quanto hoje, e se você não quer ficar para trás é melhor se mexer, mas não é recomendado se mexer de qualquer jeito ou para qualquer lado, é preciso ter uma estratégia para guiar as suas ações, e que essas ações estejam ligadas totalmente com o seu propósito final.


O que você achou deste conteúdo baseado em um estudo Global?

Quero saber realmente qual é a sua opinião, por que agora te revelo a verdade, eu escrevi esse artigo em 2017, resgatei ele aqui e publiquei novamente pois é válido pensar sobre a competência do futuro – Aprender – quantas coisas já mudaram desde 2017, e quantas ainda mudarão.

Eu resolvi publicar novamente esse artigo para provocar vocês, leitores, se por acaso você concordou com esse artigo e resolveu durante a leitura abrir a mente para novos aprendizados, eu digo que você está atrasado. Quem teve acesso a esse conteúdo há 7 anos atrás já está na sua frente, se adaptando às mudanças malucas do mundo atual.

Mas calma, não se desespere! Ainda dá tempo!

Como já disse Jean-Paul Sartre: Não importa o que a vida fez de você, mas o que você faz com o que a vida fez de você.

Comece agora, abra a sua mente para as novas oportunidades e aprenda a aprender, fuja da manutenção de velhos hábitos que não são construtivos.

Independente da sua idade, da sua região, das suas crenças, corra na frente e se adapte ao mundo para conseguir extrair o melhor dele.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos