Competência Técnica x Competência Comportamental

Competência Técnica x Competência Comportamental

Duas condições que sempre influenciam as escolhas e direcionam não só os recrutadores, mas bem como os gestores: Competências técnicas e comportamentais

Vejo este dilema acontecer com certa frequência nas empresas, muitos dos gestores, estão interessados apenas nas competências técnicas e os recrutadores, por vezes, olham pelo prisma do comportamento.

Eu, apoio o olhar da competência comportamental, pois acredito que seja mais fácil desenvolver as competências técnicas, do que as competências comportamentais. É claro que o candidato deve e precisar saber o que, e como desempenhar suas funções, contudo, muitas vezes dou preferência a candidatos que sabem construir boas relações interpessoais, sabem ouvir, tem criatividade para solucionar os desafios que surgem, constroem um ambiente de trabalho leve e produtivo, se mantem motivados e alegres.

É claro que o ideal, seria encontrar estas duas competências bem desenvolvidas no candidato, mas nem sempre isso é possível. E quando o impasse acontece, voce tem um candidato muito bem preparado cognitivamente, porém com baixa ou quase nenhuma inteligência emocional ou comportamental, ou vice-versa, quando o candidato é capaz de se relacionar e produzir de forma leve e madura, mas deixa a desejar quanto ao conhecimento técnico que a função exige?

Como profissional no campo do desenvolvimento humano, sempre acredito que as pessoas podem e devem ser desenvolvidas, tanto faz se cognitivamente ou emocionalmente. A questão é que tanto uma competência quanto a outra, o fundamental, é que o colaborador, reconheça sua deficiência e queira se desenvolver e crescer tanto como ser humano, como um profissional.

Outra questão também importante, é respeitar a cultura da empresa, e o perfil do gestor, pois, se ambos dão preferência para um determinado perfil, não adianta o RH querer alocar uma pessoa que não está dentro do que o ambiente espera dele. Ou ambos entendam a demanda do Rh ou vão viver em “pé de guerra”, além claro, que se deve dar acesso as ferramentas que irão contribuir para o desenvolvimento do mesmo. Se houver a necessidade do colaborador realizar um curso, uma formação, ou mesmo de ter acesso a um profissional, seja de mentoria, coaching, ... a empresa deve estar atenta e permitir o crescimento e o desenvolvimento do profissional. Só assim, os resultados favoráveis, alta performance, bom relacionamento e o clima organizacional serão atingidos de forma produtiva e positiva.


Aprendi no decorrer da minha formação profissional que você é contratado por competências técnicas  e demitido por deslizes no  comportamento. Concordo plenamente  com sua análise a respeito . 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Carla Maia

  • A Arte de consertar as nossas falhas

    A Arte de consertar as nossas falhas

    Para alcançar o sucesso devemos passar pelo caminho de reconhecer e ressignificar nossas falhas, independente se a…

  • A capacidade de saber pensar sobre o pensamento autônomo

    A capacidade de saber pensar sobre o pensamento autônomo

    O pensamento é uma ação do nosso sistema mental, é ele que permite a nós seres humanos modelarem nossa percepção do…

  • Você anda alimentando seus medos ou sua CORAGEM?

    Você anda alimentando seus medos ou sua CORAGEM?

    Todas as nossas emoções trazem um significado e conectam a nossa vida, segundo uma visão evolucionista da mente e das…

    2 comentários
  • Todos Juntos ou não somos NINGUÉM!

    Todos Juntos ou não somos NINGUÉM!

    A depressão é um transtorno de humor, que gera uma sensação de tristeza, desanimo falta de perspectiva, medo do futuro,…

  • Intolerância às incertezas

    Intolerância às incertezas

    Sonho de consumos da grande maioria de nós é poder ter o controle de tudo o que nos cerca, das situações, das pessoas…

  • Autoconstrução

    Autoconstrução

    Cair à ficha, Se reconhecer, ou qualquer outra nomenclatura que traga o sentido de que não se conhecia, não se…

  • Naturalmente Egoísta

    Naturalmente Egoísta

    A natureza humana é o fluxo de todo o movimento do indivíduo, é a engrenagem interna, a associação do modelo de pensar,…

  • O quanto estamos dispostos a Ser, pelo que queremos ter?

    O quanto estamos dispostos a Ser, pelo que queremos ter?

    “Queremos as coisas boas, e queremos fazer o mínimo possível para obtê-las. Queremos prazeres sem as dores.

  • A importância do sistema emocional no processo adaptativo

    A importância do sistema emocional no processo adaptativo

    Adaptabilidade é a capacidade de algo ou alguém se mostrar adaptável, é ser capaz de lidar com as diversidades…

  • O melhor de CADA UM!

    O melhor de CADA UM!

    O trabalho de equipe acontece quando um grupo de indivíduos resolve se empenhar de forma coletiva para realizar algumas…

    1 comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos