Competências e Empregabilidade
Embora o mundo moderno seja marcado por inúmeras mudanças, o que nos leva a pensar que planejamentos são inúteis, penso que o planejamento é muito importante para nos mostrar uma direção e traçarmos metas. Agora, é imprescindível que não fiquemos engessados com o desenho feito e que possamos ir ajustando nosso plano inicial a medida em que os dias acontecem.
Tanto quanto o conhecimento, no mundo de hoje é preciso ter habilidades humanas. E por quê? Bem, já sabemos que a parte operacional e, até certo ponto, possível de se automatizar já está sendo executada por robôs e máquinas programáveis, e será assim cada vez mais. Desta forma, o que será um grande diferencial competitivo para os trabalhadores será o fato dele justamente ser humano, e continuar com o seu valor na sociedade por causa dessas habilidades humanas . Assim, as habilidades pessoais e sociais tomam grande valor neste momento. Isso porque o conhecimento é importante, mas muito mais fácil de se conseguir: você paga e aprende. Vai fazer isso com o comportamento? É muito mais difícil e, às vezes, impossível!
Bem, mas o que seriam as habilidades pessoais? Aqui nesta categoria estariam as habilidades para gerenciar as suas próprias emoções. A forma como você lida com elas em diferentes situações e como isso afeta o seu desempenho. Há quem fique nervoso e confuso, há aqueles que diante de incertezas, hesitam; e há aqueles que são confiantes e determinados. Isso tem um valor bem grande para o nosso dia a dia nas organizações.
E as habilidades sociais? Nesta categoria estão as habilidades ligadas ao gerenciamento das emoções ao lidar com os outros. Sabemos que, cada vez mais, precisamos trabalhar em equipe, para aumentarmos as chances de diversificarmos as soluções. Mas, na prática, o que seriam essas habilidades? Nem sempre lidar com os outros é fácil. Nem sempre as soluções saem como você quer, mas é preciso aceitar o que diz o outro. E como você fica neste momento? Desmotivado? Revoltado? Desanimado? E o seu desempenho? Tudo isso tem muita importância neste novo mercado de trabalho.
Se tomarmos como referência o PISA – PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS, VALORES E ATITUDES do OECDO (Organisation for Economic Co-operation and Development – Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), algumas habilidades passam a ser essenciais no profissional de hoje. Possuir tais habilidades significa entender o novo mundo e suas complexidades. E, muito mais, significa ter vantagens sobre outros profissionais que ainda não perceberam que o mundo mudou e que precisam fazer diferença neste novo contexto.
Uma das competências fundamentais no mercado de trabalho de hoje é a capacidade de ser um cidadão global que, embora viva experiências locais, tenha sempre em vista os impactos globais de suas atitudes e atividades. Ser um cidadão global no mundo de hoje significa ter uma visão mais larga de tudo e isso representa muito.
Estar aberto à diversidade é outra grande atitude. A partir da aceitação do outro como ele é e da possibilidade de um convívio pacífico e produtivo com pessoas diferentes de nós, faz com que nós, enquanto profissionais, consigamos trocar valores e experiências que levam a um aumento das perspectivas sobre um determinado problema, criando soluções das mais variadas. Esta criatividade é fruto da pluralidade e seguramente é um enorme valor para o mundo dos negócios de hoje. E você, como é diante do outro? A resposta que vem é sempre SIM, mas será? Cabe uma reflexão!
Bem, ser plurilingue é também uma competência em alta no mundo moderno. Ser capaz de utilizar diversas línguas para se comunicar eficazmente em diferentes contextos,indubitavelmente, já diferencia e muito um profissional de outro. Quanto mais línguas soubermos, mais nos comunicaremos e mais estaremos expostos a novas culturas, novas soluções e novas ideias.
Continuando, possuir a competência digital é fundamental para a vantagem competitiva do profissional. E o que significa isso? Ter competência digital é usar de forma confiante, crítica (questionadora) e responsável (com ética), as tecnologias digitais disponíveis para participar de forma colaborativa na sociedade. Sim, cooperação. Cooperação, e não competição, é a palavra de ordem no novo mundo.
Por fim, é preciso falar da competência da sensibilidade e expressão culturais. E o que seria isso? Na verdade, aqui estaríamos tratando da habilidade que cada indivíduo tem de compreender e respeitar as ideias e sentidos dados e transmitidos de forma criativa nas diversas culturas. E por que ter esta habilidade? Porque o mundo globalizado é plural! Assim, o profissional deve ser capaz de entender as identidades de cada indivíduo em relação aos outros, a partir das suas expressões culturais, aceitando e entendendo suas intenções, sem querer anulá-las ou impor outras visões culturais em substituição.
E você, já havia pensado sobre essas competências?? Aposto que não!! Só que em um novo mercado de trabalho, são essas as principais habilidades pque odem de fato diferenciar um profissional do outro. Isso significa gerar vantagem competitiva de um profissional sobre um outro. E você? Como estaria em um processo seletivo nos dias de hoje? Basta você entender o novo mundo e se preparar ele. Que tal? Vamos começar?
Quer saber mais? Visite o site www.elianamotta.com ou marque um bate-papo com Eliana Motta, no WhatsApp (21) 982835952.
Administração de Pessoal | Gestão de Benefícios | Folha de Pagamento
4 aParabéns pelo texto, parabéns por me fazer refletir e mais um parabéns por agregar a rede!