Competências vs características pessoais
E se te pedissem para escolher as 3 COMPETÊCIAS principais para potênciar nos teus filhos? Quais escolhias?
Este foi o mote - uma publicação no Grupo de Facebook "Mulheres à Obra", em que participo ativa e regularmente.
Humildade, Auto-estima, Respeito pelo próximo, entre outras, foram algumas das respostas que fui lendo. E estas respostas deixaram-me a pensar!
Para começar, fica um "disclaimer":
não sou psicóloga, nem percebo rigorosamente nada destas coisas! Este texto é apenas uma visão e uma opinião pessoal e que tenho tentado seguir durante os 17 anos em que procuro fazer o melhor na educação da minha filha!
CÁ ESPERO PELAS VOSSAS OPINIÕES!
🤔 🤔 🤔 🤔
E, antes de enumerar as minhas comptências de eleição, tenho de referir que acho que não devemos confundir competências com caraterísticas pessoais. Ou seja, com os traços de personalidade, inatos ou adquiridos pelas vivências e cultura, e que nos ajudam a desenvolver as competências.
É que, como diria uma grande amiga minha, "uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa! 😂🤣 - E, mais uma vez, esta é a minha leitura, mas posso estar errada!
Portanto, três COMPETÊNCIAS que considero essênciais ao futuro dos nossos filhos (e para o nosso, pois nunca é tarde para as desenvolver e só temos a ganhas com isso:
- Competências SOCIAIS e RELACIONAIS, que a meu ver envolvem diretamente a maioria das características que mais se apontam aqui (como a autoestima, a humildade, etc) e são essenciais ao saber estar e à vida em sociedade
- CRIATIVIDADE (não só artística), que vai ajudar a encontrar novas soluções para as dificuldades e a tornarem-se verdadeiros "resolvedores"
- LIDERANÇA - não que o objetivo seja vir a ser chefe de alguma coisa ou mandar em alguém (isso nem é liderança), mas porque acho que as competências liderança tratam da capacidade de levar as coisas a bom porto... tornando-nos capazes de defender as nossas convicções, de influenciar positivamente, de ser perseverantes...
🤔🤔🤔🤔
Por último (sim, eram só três, mas...) e sendo eu suspeita nesta matéria, acho fundamental o desenvolvimento de COMPETÊNCIAS TECNOLÓGICAS / DIGITAIS
Não podemos ignorá-las, pois estarão presentes em tudo na nossa vida futura (e na presente!). Os nossos filhos têm de saber lidar com a técnologia de forma consciente, informada, com sentido crítico, e tirando todos os benefícios que ela proporciona no trabalho e na vida pessoal!
E nós, que não nascemos na era Digital, temos de "apanhar o barco". O mundo está online!