COMPETITIVIDADE? QUAIS SÃO SUAS CHANCES DE SOBREVIVÊNCIA!
As mudanças serão cada vez mais rápidas e radicais. Os que não conseguem pensar fora da “caixinha cerebral”, são peças descartáveis e substituíveis para a indiferente engrenagem do mercado global. Algumas empresas já perceberam que especializações e volumes de informações acadêmicas, serão cada vez mais insuficientes e ineficazes para responder aos novos desafios.
O mundo empresarial tem certeza que o desafio é econômico, mas não é. Por traz há um fator mais poderoso! O mundo está VIVO e a finalidade da VIDA É DESAFIAR A MORTE e vice versa. A VIDA é sempre nova e nenhum acumulo de informação pode compreender o novo que está sendo CRIADO a cada momento. Para vencer o desafio da VIDA o homem precisa compreender antes o que é a morte. MORTE e VIDA são indissociáveis, as duas faces da mesma moeda, convivendo em cumplicidade ambígua, sem conflitos. O único lugar onde existe conflito no universo é no cérebro humano.
MORTE significa a capacidade de abandonar o velho, o CONHECIDO, se desarmar e enfrentar o DESCONHECIDO que é a VIDA, de peito aberto, SEM SABER. Só desta forma desperta espontaneamente, dentro do ser, a INICIATIVA CRIATIVA. EMPREENDER é antes de tudo INICIATIVA.
O CONHECIDO é o velho e encarquilhado cérebro humano, de 400 mil anos de existência enquanto espécie e 13 mil anos idade de civilização, a “caixinha” onde sua INTELIGÊNCIA, a força que CRIA a VIDA, está presa. Nenhuma informação acadêmica vai tirá-la de lá. A única força que pode libertá-la é a sua VONTADE.
O homem não dominou a natureza. A natureza vai engoli-lo, como no mito edipiano que originou a psicologia.
PENSAMENTO não é INTELIGÊNCIA. INTELIGÊNCIA não tem identidade. Não se exprime em palavras, símbolos, imagens. INTELIGÊNCIA não tem memória. Nasce aqui e agora, eternamente no presente.
O meu, o seu “EU”, não é CONSCIÊNCIA. CONSCIÊNCIA não tem identidade. CONSCIÊNCIA não descreve a realidade em palavras, mas CRIA a realidade. CONSCIÊNCIA não memoriza a realidade criada, como faz o cérebro, representado pelo EU. O FATO é superior a qualquer imagem do próprio. CONSCIÊNCIA só existe no presente.
O DESEJO é algo cerebral, criado pelo MEDO, criado pelo cérebro, por ser cego a realidade. VONTADE é natural, espontânea, atemporal, não depende do passado, da história, da memória, da IDENTIDADE INDIVIDUAL. A VONTADE desconhece as CRENÇAS no IMPOSSÍVEL criadas pela fantasia cerebral.
E EMOÇÕES não são SENTIMENTOS. EMOÇÕES, PENSAMENTOS e SENSAÇÕES são formas do PENSAMENTO, expressas como CRENÇAS, IDEIAS e VALORES, símbolos pelos quais o cérebro tenta interpretar a realidade da VIDA, como se fosse possível aprisioná-la, possuí-la em PALAVRAS. Para o cérebro a PALAVRA é o MAPA da realidade. E como diz o jargão “MAPA não é TERRITÓRIO”.
SENTIMENTO ou SENSIBILIDADE é a PERCEPÇÃO sintética da realidade.
Não jogue o cérebro fora, apesar dele ser quase que totalmente inútil para enfrentar o desafio da VIDA. Você tem que conhecê-lo profundamente para neutralizá-lo e passar a fazê-lo trabalhar para você, em vez de você ser escravo dele.
Os desafios externos, as manipulações políticas, econômicas, religiosas, acadêmicas, enfim, institucionais, são muito menores que os desafios reais e não são a causa do problema humano. O INIMIGO está dentro. Você está dormindo com ele. Ou você acorda ou será devorado por esta ESFINGE.
O remédio é o AUTOCONHECIMENTO CIENTÍFICO. Não é um método. Não é uma tecnologia. Não é uma disciplina. É apenas uma orientação que o reensinará a pensar criticamente e olhando para dentro, ver o que você nunca viu nem pensava que existisse. O Mundo fantasioso que o PENSAMENTO COLETIVO humano criou sobre a realidade. Um mundo para o qual você foi seduzido, sequestrado e se mantém escravizado. Uma definição de VIDA que lhe entregaram pronta e você aceitou sem saber como questionar.
Não há nada, nenhum recurso, ninguém que poderá salvá-lo a não ser você mesmo. Sempre, só e unicamente, você é o único responsável pelo que acontece em sua vida. Sempre é VOCÊ QUEM DECIDE!
Quer saber mais? Me procure. Me ligue! Mande um watts!
Afetuosamente
Wagner Nogueira
(16) 99136.9249 (claro) – (16) 98808.6041 (oi)