Compras - Principais problemas em compras nos últimos cinco anos

Os últimos cinco anos tem sido muito difíceis para todas as empresas, setores como a construção civil, fizeram demissões em massa, de funcionários, e os profissionais que permaneceram nas empresas tiveram que se desdobrar para atender as demandas.

Profissionais que não tinham a competência especifica na área de compras, tiveram que

aprender as pressas como realizar tais operações.

Compras em muitas empresas, perdeu o foco central para dar espaço para a Crise que entrou

implacável nas empresas.

Ao mesmo tempo, os profissionais de compras em meio a crise, foram massacrados para que fizessem redução de custos, em tempo recorde, colocando a qualidade das empresas em riscos.

Momentos difíceis...

E agora o que esperar para os próximos cinco anos?

Existe algo mais vezes repetido do que “a tecnologia está mudando o mundo”? Todos os níveis das relações humanas são transformados aceleradamente pela evolução tecnológica. Muitos empresários defendem que as áreas de Compras de todas as empresas globais de médio e grande porte passarão por importantes mudanças nos próximos anos e as compras táticas que não geram muito valor para estas empresas praticamente se tornarão operações automáticas, feitas por ferramentas eletrônicas. A cada dia que passa isto se torna mais real no dia a dia das áreas de Compras das empresas, mas nos próximos cinco anos teremos uma aceleração muito grande nesta mudança e o comprador tradicional de itens táticos praticamente desaparecerá de nossas empresas.

Possivelmente também haverá um aumento no número de compradores trabalhando na geração de projetos de savings em parceria com os fornecedores de forma a agregar valor para as empresas naquilo que as torna realmente competitivas.

A tendência é que o comprador tático irá sumir das empresas e dará lugar ao comprador mais técnico e estratégico.

Como tem ocorrido nos últimos anos, a especialização e importância dos profissionais da

área de Compras tende a aumentar, por conta da participação direta nos resultados das empresas, com efetiva presença na tomada de decisão de projetos estratégicos.

A tecnologia deve crescer de forma significativa e a utilização de ferramentas de internet associadas a empresas globais que trarão para o mundo corporativo uma mudança global.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos