Tendências para a área de compras
E a cada ano que passa, a área de compras vai ganhando novos significados e papéis. Pela sua relevância nos negócios, o departamento tem conquistado protagonismo nas organizações.
“Ser menos operacional e mais estratégico”
Em um passado não muito distante, os profissionais da área de compras eram conhecidos como “tiradores de pedidos” e “apagadores de incêndio.”
Mas para se destacar frente à concorrência e aos inúmeros desafios do setor, é preciso que os compradores sejam liberados da rotina operacional, que demanda muito esforço e pouco foco em atividades que geram valor e resultados aos negócios.
Funcionalidades de inteligência artificial (IA), machine learning (ML) e robotic process automation (RPA) já são realidade no mundo de compras e tornam o trabalho da equipe ainda mais inteligente, ágil e produtivo.
“Pessoas primeiro, tecnologia depois”
Não basta adotar as tecnologias mais modernas para avançar. Tão importante quanto iniciar a transformação digital é o mindset do time para promover a automação dos processos operacionais e inovar.
Por isso, questões culturais e uma boa gestão de pessoas devem ser priorizadas. Empresas e líderes devem incentivar os profissionais a buscar o novo, arriscar sem medo e promover mudanças para evoluir.
Recomendados pelo LinkedIn
“Digitalização dos processos operacionais”
O supply chain está no meio da ruptura mais significativa já ocorrida em décadas. Essa transformação histórica tem sido impulsionada principalmente por mudanças tecnológicas.
Os diversos cenários dos negócios B2B mostram que resiliência e adaptabilidade às mudanças são fundamentais para enfrentar os desafios atuais e os que ainda vão surgir.
Atualmente, o fornecimento de insights que podem ser obtidos por meio de business intelligence (BI) facilita a jornada de planejamento e tomadas mais rápidas de decisão.
“Habilidades comportamentais se tornam indispensáveis”
O perfil do comprador mudou e está mais desafiador do que nunca. Hoje, as habilidades técnicas não são mais as únicas responsáveis pelo bom desempenho de um profissional.
Cada vez mais, as habilidades comportamentais, como negociação com fornecedores, comunicação, tomada de decisão, entre outras, são indispensáveis para conquistar resultados.
A liderança tradicional, que concentra as decisões em uma só voz, deu lugar à liderança colaborativa, em que as tomadas de decisão são realizadas com a participação do time.
Analista de Dados | Analista de Bi | SQL | Power Bi | Sistemas | Implantação | Suporte N2 | Atendimento N3 | LinkedIn
1 aBom dia Greice Kelly Demiciano Ótimo artigo, está de parabéns
Daniele Pazetto Fabbri
De entregador em uma farmácia de bairro a empresário e advogado com reconhecimento internacional . Deus é bom o tempo todo! Trabalho e dedicação se traduzem em resultados!
1 aA estratégia vai separar as empresas de sucesso das falidas .