Compromisso profissional
Esse tema é uma via de mão dupla! Quando realizamos processos seletivos criamos um conjunto de compromissos que são agrupados para serem negociados ao longo do processo. Até aqui tudo bem, estamos no percurso comum da coisa.
A situação começa exigir maturidade das partes envolvidas a partir do momento que de um lado temos a contratante e do outro, o(a) possível contratado(a). No diálogo chamado entrevista, ambas as partes devem assumir o compromisso com a verdade. A negociação deve ser o mais clara possível para que as expectativas de nenhum dos dois sejam frustradas.
Escolhi fazer essa introdução falando sobre o relacionamento entre contratante e contratado(a), porque o compromisso profissional sempre deve ser dos dois lados e desde o início do possível relacionamento. O profissional que representa a contratante deve ser verdadeiro com o possível contratado(a), que representa a si mesmo, e vice e versa.
Ser honesto neste primeiro contato irá favorecer a relação entre o selecionado e a contratante como um todo. Como um velho ditado, o combinado não sai caro. Assumir uma responsabilidade que não se pode cumprir é prejudicial. Cria-se expectativas que não serão alcançadas e a repercussão sobre os envolvidos provavelmente será negativa. Por isso, o cuidado com o compromisso profissional que assumimos é muito importante.
Na posição de empreendedor, não posso nunca querer contratar um membro para meu time com base em mentiras. Não posso chegar nele e dizer que o trabalho é XYZ, que será cobrado por isso, sendo que na verdade vou exigir XYZ+ABC e não vou o reconhecer pelo ABC. Mais uma vez, o combinado não sai caro. Se quero acrescentar ABC nas funções de um integrante da minha equipe, que seja um processo transparente, combinado e justo.
Combine, formalize e execute! Escolhemos ser profissionais e temos que ser fiéis ao compromisso.
Gerente de Projetos/Scrum Master
5 aMuito interessante sua colocação Matheus pois muitos acham que somente o contratado deve cumprir com a verdade sendo que muitas vezes o recrutador omite algumas informações imprescindíveis na relação.