Computação Quântica - O que é, o que você precisa saber e por onde começar.
O que é Computação Quântica?
A computação quântica é baseada em processos físicos totalmente diferentes da computação convencional. Os computadores quânticos utilizam bits quânticos (qubits) como a sua unidade de informação mais básica. Ao contrário dos bits binários convencionais que são 0 ou 1, os bits quânticos podem assumir valores que são uma sobreposição – superposição – combinada de 0 e 1. Esta característica da física quântica permite o desenvolvimento de algoritmos de computação completamente novos que possibilitam a resolução de problemas de alta complexidade que, computadores convencionais ou até mesmo supercomputadores são incapazes de resolver.
Problemas complexos são aqueles com um número grande de variáveis que interagem entre si de forma complicada. Modelar o comportamento de um átomo individual em uma molécula é um problema complexo, por conta de todos os diferentes elétrons interagindo uns com os outros. Definir a rota ideal para algumas centenas de cargueiros em uma rede de distribuição global é também uma tarefa extremamente complexa.
Apesar de ter sido proposta pela primeira vez em 1980, os computadores quânticos demonstraram que podiam superar os supercomputadores mais potentes em tarefas específicas. A Google, por exemplo, reivindicou a supremacia quântica em 2019, quando resolveu em segundos um problema que teria levado o supercomputador mais poderoso do mundo na altura, milhares de anos.
"Vantagem Quântica"
A computação quântica têm o potencial de revolucionar indústrias por completo atacando suas cadeias de valor e modelos operacionais. A capacidade de abordar e solucionar problemas exponencialmente complexos possibilita a captação de vantagens competitivas jamais vistas antes.
Como mencionado anteriormente, a logística é um setor que pode e será altamente impactado com o desenvolvimento e domínio técnico de computadores quânticos e seus algorítmos. Explorar o espaço de oportunidades em uma rede gigantesca de aeronaves, em escala global, otimizando o planejamento de rotas, criando horários de voo diários sob demanda, customizados para milhares de passageiros que voam para centenas de destinos, reduzindo o tempo de viagem do cliente, o congestionamento do tráfego aéreo e os custos do combustível, é um problema que demoraria bilhões de anos para ser resolvido por um supercomputador. Uma empresa que conseguisse desenvolver uma solução, por meio da computação quântica, se tornaria líder de mercado, do dia para noite, em qualquer indústria nas quais a logística é crítica para o sucesso.
Recomendados pelo LinkedIn
A hora de agir é agora.
Diferente de muitas outras tecnologias, a estratégia de seguidor rápido não funcionará aqui. Os dois principais motivos são a curva de aprendizado e custos excessivos.
Somada à acentuada curva de aprendizado, está a escassez limitada de profissionais qualificados no mercado, altamente disputados por empresas como IBM, Microsoft, QCIe Xanadu. Mesmo atingindo profissionais com o conhecimento técnico quântico, ainda levará anos para desenvolver um entendimento profundo do impacto da computação quântica em um determinado negócio e internalizar essa competência.
A construção e desenvolvimento de um Centro Quântico de Competência interno demandará tempo e investimentos expressivos ao longo de muitos anos. Contudo, somente com o destravamento de uma solução para o mercado é que se mostrará o real custo de oportunidade da computação quântica. A vantagem competitiva dos negócios que conseguirem ofercer soluções ao mercado será tão grande que estes aumentarão ainda mais a barreira de entrada por poderem se aprofundar em demais soluções, podendo resultar em um cenário de bola de neve onde o vence levará tudo.
Portanto, quanto antes alocados os esforços em desenvolver competências quânticas e alocar investimentos para o mesmo, melhor.
A Computação Quântica no seu negócio
De acordo com a IBM, a melhor maneira de entrar na vanguarda da computação quântica é por meio de 5 etapas.