A comunicação é a arma para manter a assertividade e a sensatez em todas as relações

A comunicação é a arma para manter a assertividade e a sensatez em todas as relações

Uma breve reflexão em tempos de pandemia e isolamento social

O Brasil, com todos os problemas que tem, sempre foi um país acolhedor e feliz de modo geral! Acredito, assim como milhares de brasileiros, que jamais viveríamos uma situação como esta. Estamos provando o sabor amargo de pandemia mundial que assistimos em alguns filmes.

Mas e agora? Como fazer do limão uma limonada?! Essa é a pergunta que não quer calar. Como se adaptar a essa nova realidade?! Os formatos das relações estão adquirindo novas regras? Definitivamente a resposta é sim, pelo menos para a última questão.

 Não há dúvidas que este assunto é global, sem previsões e que pode afetar marcas, negócios e indivíduos. Em tempos de crise, as pessoas procuram líderes e instituições em busca de orientação, segurança e informações.

As empresas estão se ajustando e buscando saídas para sobreviver a uma das maiores, se não a maior, recessão do país que está a caminho. Mas eu não quero ficar do lado dos que vão chorar, mas sim dos que vão vender lenço! E você?!

Muitos profissionais, sobretudo gestores, têm se perguntado qual é a melhor maneira de manter a assertividade e a produtividade diante do cenário atual. Afinal, a comunicação (interna e externa) tem inúmeros desafios, principalmente à distância.

Sejamos claros: esta não é uma "oportunidade de marketing" a ser aproveitada e não recomendamos que as marcas se conectem de forma oportunista a um momento de emergência de saúde pública. No entanto, queremos reconhecer que essa é uma nova realidade e requer uma condução cuidadosa de todos nós. O objetivo aqui é te incentivar a procurar alternativas em vez de procurar lamentação.

Conheça sua marca!

Mostre ao seu público que você está, de fato, preocupado com que está acontecendo na vida deles e dos seus funcionários. Mostrar que você tem propósito e que você está buscando formas de ajudar. Essencialmente é tempo de liderar priorizando a empatia.

O momento é uma roleta russa

É preciso estar conectado a tudo que está acontecendo. A imprensa publica uma notícia de manhã e à noite, quando muito, os dados já estão totalmente desatualizados. Fique de olho nas notícias, nas conversas e considere o contexto antes de responder ou transmitir qualquer conteúdo. Às vezes o silêncio vale ouro.

Cuidado com o tom das mensagens

Tome cuidado com o tom das suas mensagens! Estamos passando por um momento delicado e as pessoas estão muito sensíveis. No que tange a comunicação, planeje suas falas com antecedência garantindo que tenham a sensatez e empatia necessárias. Aja como um líder!

Antecipe mudanças no comportamento do seu cliente

Ouça mais e fale menos! Com o isolamento social aconteceram diversas mudanças no comportamento que impactaram suas necessidades e a forma pela qual interagem com o seu negócio. Pense como você pode impactar positivamente as necessidades do seu cliente e a forma como interagem com seu negócio.

Nada será como antes! 

Tenha em mente que nada será como antes! As relações, a forma de comunicar e a vida. O mundo será dividido em A.COVID-19 (antes da coronavírus) e D.COVID-19 (depois da corona vírus). Gerenciar crises, sobretudo aquelas com a dimensão da que se vive agora é sempre um desafio para gestores. Ser emocionalmente inteligente, praticar e desenvolver as suas soft skills será ainda mais importante.


* Silvana Inácio é jornalista e pós-graduada em Marketing e Relações Étnicos Raciais. Ao longo de sua carreira passou por grandes agências de comunicação, atuou como colaboradora em grandes publicações, mas se apaixonou e se consolidou como assessora de imprensa no atendimento de empresas nacionais e internacionais. Atualmente, Silvana dirige a SI Comunicação é embaixadora na Rede Mulher Empreendedora e faz parte do ranking TOP 10 Startup Awards 2018, entre os melhores do setor, na categoria profissionais de comunicação.


#assessoriadecomunicação #assessoriadeimprensa #assessoria #comunicacaocorporativa #jornalismo #marketingdeconteudo #PR #empreededorismo #comunicaointerna #comunicacao

Ótima reflexão, sabias palavras.

Alvaro Carvalho

Rivka Negócios Corporativos

4 a

Excelente texto. Entendo que teremos muitas mudanças comportamentais tanto para a vida pessoal e profissional principalmente! Aqueles que andavam no vácuo ou acomodações sem planejamento e inovações serão extintos antes mesmo do final desta pandemia. Tudo ria mudar radicalmente e ficaram nesse filtro, os realmente preparados para virar a mesa de forma firme e uniforme! Novos tempos X Novas metas!!!

AUCON MARKETING ESPORTIVO COMÉRCIO DE CARTÕES MAGNÉTICOS, EVENTOS, PROPAGAND

CEO - Aucon Marketing Esportivo - desde 2009 na Clube do Torcedor/Aucon

4 a

Estamos num momento de incertezas diante dessa pandemia! Nossa Empresa é jovem e cheia de energia. Estamos construindo nossas marcas e acreditamos no trabalho conjunto para superação das adiversidades. Parabenizo a vossa reflexão Sra. Silvana Inácio, tão necessária e oportuna para que possamos seguir em passos firmes rumo aos nossos objetivos. Cordiais saudações! Sergio Rossetto - CEO Aucon Marketing Esportivo. Saiba mais, acesse: www.clubedotorcedor.com.br

Rosenildo Ferreira

Editor-chefe no site de notícias 1 Papo Reto

4 a

Acredito que junto com os problemas, os gestores e líderes empresariais ganharam uma baita oportunidade de colocarem em prática suas melhores versões, aquelas que são descritas na MISSÃO, VISÃO, VALORES. Tá na hora de comunicar com eficiência. Para isso, será preciso fazer bem feito. Só assim a sociedade sairá melhor desta gravíssima crise.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Silvana Regina Inácio

  • Cape Town: pisando em solo sul-africano, concretizando sonhos

    Cape Town: pisando em solo sul-africano, concretizando sonhos

    Iniciei o ano de 2024 com a realização de um sonho: estou em Cape Town cursando um intercâmbio para aperfeiçoar o…

    14 comentários
  • Os desafios de uma mãe empreendedora!

    Os desafios de uma mãe empreendedora!

    Por Silvana Regina Inácio Minha mãe me ensinou que ter resiliência, fé e coragem são as principais soft skills para o…

    15 comentários
  • Quem não se comunica se trumbica!

    Quem não se comunica se trumbica!

    Quem não se comunica se trumbica! Sábio Chacrinha! Sua célebre assertiva frase merece ser repetida “Quem não se…

    2 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos