Comunicação compartilhada
Para mim, a produção de conteúdo é uma das estratégias mais formidáveis e pertinentes que o marketing de uma pequena empresa pode adotar. A produção de ideias, além de posicionar a marca na mente do cliente, promove a adequação do produto com a vida do público alvo. Aliar a produção de conteúdo a uma plataforma de e-mail marketing, ou ampliar a comunicação com criações para canais como You Tuber, por exemplo, maximiza a percepção de credibilidade entre pessoas e empresas.
Os canais digitais usados com pertinência, coerência e uma periodicidade assertiva, são ferramentas de impacto que merecem total atenção e estudo. Hoje, quem quer vender, e vender conquistando pessoas, precisa, necessariamente, passar por estratégias digitais.
Por isso, ter um site bem estruturado e conceituado, permitindo ao internauta conhecer bem o produto ou serviço da empresa é um fator inconteste. Porém, aliando ao site uma plataforma de blog que produz textos que traduzem de forma clara e precisa a essência da empresa, a importância do produto e a forma de usar com precisão são pontos que moldam o processo da estratégia criativa da comunicação digital e alinha produtos e necessidades dos consumidores.
Além dessas plataformas, uma boa ideia e que pode ser impulsionado por qualquer pequena e média empresa é a proposta da comunicação compartilhada. O que é isso? Seria a criação de mais um canal web, alimentado e monitorado com responsabilidade pelo marketing da empresa optante por essa estratégia, onde funcionaria como uma espécie de portal de divulgação das mais diversas eventos e assuntos relacionados ao mercado.
Já pensou uma empresa de panificação ter seu site, ter seus canais nas redes sociais, como Facebook, Twitter, Linked In, entre outros, ter um blog onde divulga seus produtos, suas promoções sazonais, suas dicas de uso, ofertas relâmpago, dentre outras informações, e ter também, um portal que divulga eventos da cidade, eventos dos shoppings, eventos comemorativos, shows e uma agenda cultural dos acontecimentos de sua região. Esse portal teria uma ampliação nas redes sociais só para ele. E valendo-se de solicitações das diversas assessorias de imprensa que existem no mercado, facilitaria a questão da alimentação semanal do portal sugerido.
Quem tem feito esse tipo de trabalho com sucesso é a WS Cobrança. Eles além de manterem seu site com todas as informações da empresa, oferecem para o mercado uma plataforma de envolvimento que divulga as mais diversas ações que o mercado promove. Essa plataforma chama-se Condomínio Planejado, que além de ser um Super blog para a empresa, amplia sua presença digital e compartilha informações divulgando ações de empresas parceiras, de eventos sociais e culturais. Com isso, a empresa amplia seu canal de visibilidade, amplia sua percepção de público e demonstra simpatia no mercado como um todo.
Claro que fazer críticas de divulgação de informações de empresas concorrentes precisam ser levadas em consideração, porém, existem diversas informações do mercado que podem ganhar com a ampliação sugerida pela sua estratégia de marketing, além de ser um trabalho simples e de baixo custo, aproxima cada vez mais pessoas do conhecimento dos seus produtos e serviços.
Merece uma reflexão.
Fábio Mesquita Torres