Comunicação Corporativa – Ética e verdade a serviço do sucesso

Comunicação Corporativa – Ética e verdade a serviço do sucesso


Em um ritmo acelerado de mudanças tecnológicas, a comunicação corporativa eficaz se torna cada vez mais estratégica para o sucesso das empresas. A internet, as redes sociais e ferramentas digitais abrem um novo mundo de oportunidades para as empresas se conectarem com seus públicos, criando um ambiente dinâmico e interativo. Mas esse ambiente pode se tornar de vantagem competitiva para “cemitério de reputações” com o uso de poucas, mas destruidoras palavras.

A comunicação corporativa é um grande desafio para o mundo corporativo, pois tem a necessidade de inovação constante, uma vez que os meios de comunicação se tornam de populares a obsoleto em questão de pouquíssimo tempo. Se perguntarmos para as pessoas mais jovens (20 a 30 anos) se conheceram ou operaram os aparelhos de Fax, por exemplo, com certeza a negativa será da imensa maioria, mas se perguntarmos quais as principais plataformas de mídia social e os melhores meios para se comunicar a partir delas, muitos jovens que não sabem ao menos a definição do termo “marketing’ nos darão uma aula completa de como utilizar e obter sucesso em tais plataformas.

Mas, se há tanta evolução, por que algumas empresas ainda estão tão distantes de uma comunicação eficaz? A resposta é simples, mas incômoda: Os meios de comunicação evoluíram, mas a mente das pessoas que comunicam suas estórias, não.

Em minha trajetória profissional me deparei muitas vezes com “histórias mal contadas”. Desde um simples informativo para colaboradores a verdadeiras fabulas infantis contadas aos clientes (na esperança de que realmente fossem acreditar no que estava sendo contado) presenciei muita comunicação feita de maneira irresponsável e mentirosa. Atualmente como empresário, posso dizer que pouca coisa mudou... O fornecedor não entregou no prazo, a informação que nos é passada é que matéria prima que não chegou, e não que houve falha no processo de produção... o cliente não fez o pagamento no dia correto, a informação é que o fluxo de caixa está comprometido devido a crise e não devido a falta de planejamento financeiro... e essas são apenas duas dentre tantas outras situações.

Comunicação Corporativa é diretamente responsável pela reputação das empresas, é a demonstração de sua forma de agir, pensar e se relacionar. Quando usamos desculpas irreais em nossas explicações estamos demonstrando a forma que a empresa se comunica, e essa mensagem pode estar afetando sua reputação. Má reputação destrói corporações e carreiras.

Nesse cenário onde os meios de comunicação se tornaram rápidos e implacáveis, contar mentiras ou ficar em silêncio vêm custando muito caro. Apenas como alguns exemplos temos os casos da Volkswagen em 2015 com as fraudes na emissão de poluentes dos seus carros, a Enron que em 2001 que colapsou após um escândalo contábil e da Fifa em 2015 com acusações a vários de seus membros por receberem propinas para concederem a sede da Copa do Mundo para países específicos. Percebemos que esconder a verdade e não contar a história correta dos fatos é, além de uma grande irresponsabilidade, um crime. E não se engane os pequenos e médios empresários, a conta é muito cara para aqueles que não são honestos em seus demonstrativos de resultados e em comunicar claramente seus colaboradores da real situação da sua empresa.

A Comunicação Corporativa eficaz é um processo contínuo que deve ser constantemente aprimorado e adaptado às necessidades da empresa e seus envolvidos. A autenticidade e transparência são pilares fundamentais para construir confiança e qualidade nas relações. Deve ser integrada a todos os níveis da empresa, desde a alta administração até a linha de frente, para garantir harmonia em toda a cadeia.

Como ferramenta estratégica, a comunicação corporativa contribui fortemente para o sucesso das empresas. As estatísticas demonstram o impacto positivo que essa prática pode ter na produtividade, engajamento, custos, vendas e reputação da organização. Veja alguns exemplos:

Engajamento e Fidelização:

  • 86% dos consumidores são mais propensos a comprar de empresas que se comunicam de forma transparente. (Cone Communications)
  • 73% dos consumidores recomendariam uma empresa com a qual tiveram uma boa experiência de comunicação. (Forrester Research)
  • 66% dos consumidores pagam mais por produtos ou serviços de empresas com as quais se identificam e se conectam emocionalmente. (Edelman)

Reputação e Confiança:

  • 92% dos consumidores acreditam que a comunicação honesta e transparente é importante para a reputação de uma empresa. (Cone Communications)
  • 89% dos consumidores confiam mais em empresas que se comunicam de forma clara e concisa. (Forrester Research)
  • 78% dos consumidores são mais propensos a comprar de empresas com boa reputação. (Nielsen)

Satisfação e Experiência do Cliente:

  • 81% dos consumidores dizem que a comunicação eficaz é um fator importante na sua satisfação com uma empresa. (Forrester Research)
  • 72% dos consumidores dizem que uma boa experiência de comunicação aumenta a probabilidade de comprarem novamente da mesma empresa. (American Express)
  • 63% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por um bom atendimento ao cliente. (Forrester Research)

Comunicação eficaz traz resultados reais e duradouros!

Empresas de pequeno e médio porte podem se comunicar melhor

É de extrema importância um bom processo de comunicação para PME’s, mas muitas vezes devido ao seu cotidiano frenético não se atentam aos resultados que podem ser obtidos com práticas simples, porém efetivas, em sua área de atuação. No geral, as dicas para uma boa comunicação são:

  • Definir seus objetivos;
  • Conhecer seu público-alvo;
  • Criar mensagens claras e concisas;
  • Utilizar canais de comunicação adequados;
  • Medir os resultados; 

Além disso, as PMe’s trazem histórias maravilhosas de superação e conquistas, com grandes fundadores e empresários superando dificuldades e construindo legados. Essa “Jornada do Herói” deve ser contada a todos os envolvidos no negócio, pois reforçam os valores morais e éticos da empresa, criando não só colaboradores e clientes mas sim admiradores da sua jornada.

Ao mesmo tempo, a crença de que muitas vezes “nem todo mundo deve saber todas as informações” pode trazer uma certa escuridão nas relações, e os resultados sempre serão extremamente negativos. Clareza na divulgação e na discussão de resultados, criação de códigos de ética e transparência na informação dos reais objetivos da companhia podem economizar muito tempo em correções de rotas e perdas financeiras.

É necessário entender que uma Comunicação Corporativa eficaz é o combustível que faz com que sua empresa se mantenha competitiva em um ambiente cada vez mais incerto, volátil, ambíguo e complexo.

Quer saber mais sobre Comunicação Corporativa Eficaz? Fale comigo...

Carlos Eduardo Cecon

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos