A Comunicação de Marketing e a Ilusão do “Marketing Digital”
Nos últimos anos, o termo "Marketing Digital" tornou-se onipresente nas discussões sobre estratégias de negócios. No entanto, é fundamental questionar a verdadeira natureza deste conceito. Em essência, temos que entender que o "Marketing Digital" não é uma espécie evoluída do Marketing como se este não mais existisse. O que normalmente vemos é a comunicação de marketing desenvolvida para o ambiente digital. Este entendimento é crucial para evitar erros estratégicos que podem limitar o alcance e a eficácia das ações e campanhas de comunicação de marketing.
Importante destacar que o confinamento das marcas exclusivamente dentro da "bolha digital", pode ser prejudicial em médio prazo, quem dirá em longo. É inegável que o público que acessa as mídias digitais está crescendo exponencialmente. No entanto, essa expansão não justifica o abandono das consagradas maneiras de comunicação, especialmente as mídias OOH (Out of Home), como os painéis e outras formas de publicidade ao ar livre.
Confinar uma marca no ambiente digital é arriscado. O enclausuramento pode fazer com que a mesma passe a falar apenas com um nicho específico, talvez o menos relevante dentro do target, reduzindo sua visibilidade e relevância para um público mais amplo. Além disso, com a mesma facilidade com que mensagens digitais podem causar impacto imediato, também correm o risco de serem descartadas, o que significa que o esforço investido rapidamente se dissipará, sem deixar resíduos duradouros.
Como profissional de Marketing e Comunicação, acredito firmemente na eficácia da somatória das ações de Marketing e no Marketing Integrado – Marketing é sinergia!
As organizações devem integrar suas estratégias digitais às campanhas em veículos de mídias convencionais, com objetivo de maximizar o alcance e a retenção das mensagens.
As mídias OOH, por exemplo, garantem um impacto certo e duradouro – é o que chamamos de “grito na parede”. Uma mensagem forte e bem posicionada em um painel ao ar livre pode influenciar positivamente na decisão de compra online, além de criar recall, que é o sonho de consumo de toda organização que se expõe.
É essa magia que uma ação de “Cross-media” pode proporcionar. Estudos mostram que a integração de diferentes canais de comunicação, é de fundamental importância para a formação de uma imagem sólida e duradoura. A combinação de mensagens impactantes em mídias convencionais, quando somadas a campanhas digitais, reforça a presença da marca na mente dos consumidores. Esse reforço é crucial na hora da decisão de compra onde o resíduo de imagem pode fazer toda a diferença.
Recomendados pelo LinkedIn
Portanto, a defesa de uma estratégia de comunicação de marketing eficaz, passa pela adoção e integração de diversas mídias. A comunicação de marketing no “ambiente digital” deve ser vista como uma alternativa ou extensão das campanhas em mídias convencionais, e não simplesmente como um substituto. Somente assim as marcas poderão garantir um impacto duradouro e relevante, alcançando não apenas nichos específicos, mas um público mais amplo e diversificado.
Em suma, a verdadeira eficácia da Comunicação de Marketing reside na capacidade que o Profissional de Marketing tem de integrar diferentes canais de comunicação, criando uma presença constante e impactante em todas as frentes. As organizações devem evitar o erro de confinar suas marcas numa "bolha digital", a não ser que tenham a certeza absoluta de que aquele é o território onde será travada a grande batalha pela conquista e fidelização de um cliente em longo prazo.
Reinaldo Martinazzo