A hora do 'Branding' em tempos de Marketing de Performance
Não é novidade. O marketing de performance tem desfrutado de anos de crescimento acelerado. Sua alta rastreabilidade na mídia digital fez dele um investimento queridinho para muitos profissionais de marketing. Mas em tempo de altíssima disputa por atenção, redes altamente disputadas, ROI cada vez mais em cheque, quem está pensando no longo prazo e trabalhando Branding vai vencer essa disputa.
A Hora das Marcas
Vejo muitos anunciantes redirecionando investimentos para o topo do funil, percebendo que suas estratégias focadas em performance podem ter prejudicado o alcance e a relevância necessários para o crescimento futuro, e até sua performance. Mas medir ´Branding' e convencer negócios sólidos a apostar em algo no futuro não é fácil. Como provar a relevância o impacto dos investimentos em marketing de marca nos negócios?
Impacto Direto no Negócio
Preocupação número 1 dos profissionais de marketing: mudar o investimento para o topo do funil e sacrificar KPIs de negócios tangíveis, como tráfego, conversão e receita. Vai vir aquela cobrança, né? A boa notícia é que o 'branding' impulsionar métricas de marca/ awareness, mas também amplificam o alcance, ajudando o negócio a atingir uma nova audiência para seus produtos. Aumento potencial de receita!
Marcas com dados próprios podem alimentar seus KPIs para entender o impacto na aquisição de novos clientes, abrindo resultados por regiões ou faixas etárias, por exemplo, não antes atingidas. Outra análise é entender se a taxa de conversão vem aumentando em regiões onde você trabalha 'brading' nas peças de mídia. Maior a taxa não significa apenas uma boa peça e uma boa oferta. Maior familiaridade e confiabilidade pela marca também.
Testes, Experimentação e Aprendizado
Gosto muito de insistir na teoria de que nossa rotina de marketing precisa representar 70% da nossa entrega. Os outros 30% estão em testes (até cegos) e experimentações mais profundas e de longo prazo. Eu entendo que o Marketing de Marca ainda está nestes 30%, onde estamos tendo que nos provar.
Mas o digital é avançado não apenas para performance de vendas. Os testes sofisticados, como geotargeting e grupos de controle de audiência, são eficazes para provar o valor dos investimentos em marca, isolando os efeitos versus efeitos em outras regiões sem investimento de marca.
Recomendados pelo LinkedIn
Brand Lift, Brand Value e Brand Health
Estudos de Brand Lift, Brand Value e Brand Health continuam sendo soluções centrais para medir os esforços de marketing de marca no longo prazo. Esses métodos baseados em pesquisa vão medir os efeitos intangíveis dos seus esforços de 'Branding', como mudanças na percepção, lembrança e consciência do consumidor a respeito do seu produto ou até sobre o comportamento de consumo no seu segmento. Essa é a forma de provar por A+B que o caminho está sendo trilhado. Aqui está o seu ouro se você quiser investir e construção de marca para ajudar seus negócios.
Outras métricas mais rápidas e do dia a dia (porém menos comprobatórias para o negócio) também pode ser utilizadas. Acesso orgânico ao site, Share of Search e engajamento em redes sociais.
ROI do Marketing de Marca
Essas estratégias de medição oferecem uma visão abrangente que combina responsabilidade empresarial e crescimento de marca, garantindo que os investimentos ressoem com os consumidores e contribuam tangivelmente para o sucesso a longo prazo da receita da empresa.
Ou seja: existem muitas formas para você medir os esforços. Apenas faça, teste e acompanhe! Dá para ser muito mais feliz nos negócios quando combinamos performance com construção de marca. Marcas como Itaú, Duolingo e Nubank estão surfando essa onda com maestria! Aqui na Supergasbras também com um time de Marketing voando!
---
E aí, você já está pronto para ajustar sua estratégia de marketing? Como você mede o impacto das suas campanhas de marca? Compartilhe suas experiências nos comentários!
Gerente de Marketing Digital I Gestão de Mídia I Campanhas Omnichannel I Retail Media I SEO and Ads | Influencer Marketing IE-commerce I Business Intelligence I Análise de Dados I Estratégia de Marca I Gestão de Pessoas
5 mArtigo muito bom! Colaborando por aqui também... uma outra forma de medir poderia ser a pesquisa com o consumidor sobre o que influenciou sua compra e auto atribuição do GA(nem sempre 100% confiável rsrs). :)
Senior Director /Advertising media and Brand Advocate / Digital expert / Perfomance media lover/ People Enthusiastic / Content Addict /Former Professional classical dancer / Nina and davi’s mother
5 m🙌🙌🙌🙌
Especialista em Comunicação Corporativa | Construção de Marca | Organização de Eventos | Marketing | Live Commerce | Brand Experience
5 mArtigo maravilhoso! Vale ressaltar, que a imagem da marca, construída a longo prazo, é fundamental para blindar a empresa em relação a possíveis contratempos, que podem atrapalhar a mais brilhante estratégia de performance. Como você mesmo disse: felizes os que - como nós - combinam performance com construção de marca.