Comunicação em um contexto Intercultural

Comunicação em um contexto Intercultural

 A importância crescente de comunicar-se bem em situações corporativas já é conhecida. As empresas buscam cada vez mais cursos que forneçam ferramentas para que seus executivos consigam comunicar-se de maneira assertiva no dia-dia, seja em reuniões, negociações ou apresentações.

A novidade que trazemos para discussão neste artigo é uma demanda específica que vem sendo cada vez mais comum: treinamentos de comunicação interpessoal e oratória para executivos fluentes em Inglês.

Muitos destes executivos buscam realizar exercícios práticos e vivências no idioma que precisarão fazer sua exposição. Falamos aqui de um público muito diferenciado, que têm total domínio do idioma e já se coloca em situações de exposição em seu dia a dia, mas sente a necessidade de praticar e conhecer ferramentas de comunicação interpessoal em Inglês.

Este novo treinamento não tem qualquer semelhança com as tradicionais “aulas de inglês”, e nem é este o objetivo. A ideia aqui é realizar diversas atividades práticas que ajudem o executivo compreender a diferença no comportamento comunicacional diante de uma perspectiva multicultural.

 Difícil? Vamos facilitar: os americanos, por exemplo, possuem uma maneira direta e objetiva de falar e escrever. Podemos, muitas vezes, ser interpretados de maneira negativa ao fazermos apresentações ou reuniões da maneira “abrasileirada” - cheia de detalhes, cafezinhos e comentários pessoais.

Quando um tradicional curso de oratória não é mais suficiente, é preciso fazer com que os executivos compreendam a comunicação sob os diversos aspectos interculturais, obtendo os conhecimentos necessários para que sintam segurança nas situações onde estão expostos, sabendo adaptar sua comunicação em um contexto cultural muito diferente do nosso.

Seja bem vindo à este novo jeito de comunicar.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos