Comunicação entre setores, o ponto fraco de toda organização

Muitas empresas de varejo tem tido seu lucro ou uma parte dele sendo diluído pelo comercial mal organizado, logística mal planejada, valores de produtos e serviços fora da realidade contemporânea, as organizações sofrem com o mal funcionamento de seus setores fundamentais para a sobrevivência. Com os custos altos de produtos e serviços, as organizações tem nos seus dias a missão de adquiri produtos e serviços de forma que o cliente final seja fidelizado, mas se não houver o planejamento correto, as organizações se antecipam em comprar de forma afobada e errada, quantidades de produtos e serviços que muitas das vezes não trazem efeitos esperados para maximizar o lucro desejado.

 São fatores muito relevantes para a sobrevivência de uma organização e o planejamento, não há crescimento de nenhuma empresa sem planejamento e organização, quando as decisões são feitas baseadas na impulsividade identifica-se o amadorismo e falta de preparo dos envolvidos, por diversas vezes observei a aquisição de produtos e serviços sem a menor avaliação dos seus custos futuros e retornos, isso muito das vezes trouxe péssimos resultados, pois quando uma organização depende não só de um setor mais de vários para a sua manutenção e quando não há comunicação entre esses setores, o prejuízo financeiro é eminente, o retrocesso é inevitável, mas para isso não acontecer, pode-se usar o exemplo da uma alcateia de lobos, basta observar a imagem e analisar as ações para absorver o ensinamento:

 Uma alcateia (lobos): os 3 primeiros são os mais velhos ou os doentes e marcam o ritmo do grupo. Se fosse ao contrário, seriam deixados para trás e perderiam o contato com a alcateia. Em caso de emboscada serão sacrificados. Seguem-se os 5 mais fortes (2). No centro seguem os restantes membros da alcateia (3), e no final do grupo seguem os outros 5 mais fortes (4). Em último, sozinho, segue o lobo alpha (5), Controla tudo desde a parte traseira. Nessa posição consegue controlar todo o grupo, decidir a direção a seguir e antecipar os ataques dos adversários. A alcateia segue ao ritmo dos anciões e sobre o comando do líder que impõe o espírito de entre-ajuda não deixando ninguém para trás.

Barbara Hermel Bach

Foto: Cesare Bray


Qual a moral da história? O líder está de longe, mas não o suficiente para perder o controle de todo o grupo, ele conhece cada setor de sua organização, os setores fracos e fortes, os setores mais enfraquecidos estão na frente para que sejam observados e analisados para correção, os grupos mais fortes da organização, aqueles que estão mais bem estruturados estão logo atrás para dar apoio, auxilio e reparar os erros.

A comunicação correta trás uma base sólida, e com isso o planejamento é eficaz. Assim tem de ser em uma organização, se já se conhece os pontos fracos e fortes, os esforços tem de ser para reparar os pontos fracos e fortalecer no mesmo nível que os pontos fortes, um ponto fraco que existe em todas as organizações é a COMUNICAÇÃO ENTRE SETORES, esse ponto quando é corrigido evita o desperdício e o aumento de custos, os setores que menos se falam são o comercial e Logística, se todos conseguirem se alinhar e tomarem as decisões de forma conjunta, os custos serão reduzidos, o desperdício será amenizado e o progresso da organização será alavancado.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Diogo Francisco Souza

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos