Concentre-se no poder da semente
Não fique preocupado com o solo, porque você pode trabalhar nele quando não está com os nutrientes para que o fruto da semente brote. A única coisa que você tem controle é a semente que você joga. Não estamos falando de plantas, mas da sua vida, da sua carreira. Você só controla as suas ações na empresa, com os clientes, colegas e parceiros de trabalho, nada mais.
Eu lembro que no tempo em que varria ruas, me perguntaram porque eu varria com tanto esmero, carinho e respeito pelas ferramentas que eu usava. Eu não sabia bem o motivo como sei agora, mas hoje posso garantir que era a semente boa que eu podia jogar e controlar naquele lugar, onde o solo não parecia ser um bom local para que o fruto do sucesso brotasse. Esse é um engano que os profissionais cometem: eles não jogam boas sementes só porque acham que a empresa não paga bem, que o cliente não vai comprar, que os colegas da equipe não vão ajudar, ou seja, concentram-se naquilo que não podem controlar, e deixam de se concentrar nas próprias ações, que são as únicas sementes que podem controlar.
Eu sei que talvez você pense que não faz sentido algum agir se doando, comprometido, engajado, sendo que a empresa ou os clientes não dão a contrapartida financeira, de reconhecimento. E sei também o quanto isso é chato, terrível, entristecedor.
Recomendados pelo LinkedIn
Mas algo enriquecedor para sua carreira: eu nunca vi ninguém ser promovido, ganhar mais e ter uma vida profissional bem sucedida, entregando menos só porque ganha pouco. O mais provável é que passe uma vida toda ganhando pouco, pulando de galho em galho nas empresas e tentando vender para qualquer um, de qualquer jeito.
Concentre-se na semente. É a única coisa que só depende de você para que os frutos brotem.