CONDIÇÕES PERFEITAS PARA ARMAZENAMENTO DE ROLAMENTOS.

CONDIÇÕES PERFEITAS PARA ARMAZENAMENTO DE ROLAMENTOS.

Condições perfeitas de estoque

Rolamentos são elementos vitais para o funcionamento de qualquer equipamento mecânico, por isso, a preocupação com a qualidade e manuseio é indispensável para se ter um rendimento adequado. Uma das principais e mais simples causas de rolamentos danificados é a armazenagem errada. Por isso a seguir estãoi algumas dicas simples, para se ter um perfeito armazenamento, propiciando rolamentos em perfeitas condições de trabalho.

OXIDAÇÃO

Um dos maiores inimigos dos rolamentos é o ar. A exposição do rolamento diretamente ao ar faz com que a película lubrificante seque e comece o processo de oxidação.

DICA: Abra a embalagem do rolamento apenas na hora de utiliza-lo. O rolamento embalado é besuntado para evitar o ressecamento, e sua embalagem é hermeticamente fechada para não permitir a entrada de impurezas. Por isso confie na numeração que vem nacaixa, não precisando abri-la para se certificar das características do rolamento. O fabricante já fez isso por você.

UMIDADE E CORROSÃO

Umidade: Outro inimigo implacável dos rolamentos é a umidade. Esta pode contribuir para a danificação das embalagens e posteriormente dos rolamentos.

DICA: não é aconselhável a armazenagem de rolamentos perto de tubulações de água, ar e outros fluídos, pois existe a possibilidade de azamento. Nem se deve armazená-los no chão ou sobre prateleiras de madeira verde, pode resultar em umidade. Recomenda-se também a instalação de desumificadores no depósito para controlar a umidade abaixo e 50% à uma temperatura de 20ºC

Corrosão: Existem outros produtos considerados aceleradores de corrosão, que a simples exposição do rolamento no mesmo depósito pode ocasionar problemas.

DICA: não aramazene no mesmo depósito rolamentos e substâncias como: enxôfre, cloro , àcidos, etc...

PESO

Rolamentos armazenados em grandes pilhas, ou de forma inclinada, ou mesmo na vertical, sofrem pela concentração do peso em pequenasàreas de apoio que com o passar do tempo se tranformam em um ponto de fadiga do material.

DICA: em se tratando de embalagens de papelão , cuidado para não ultrapassar o limite de altura da pilha, para que desta forma não se danifiquem as embalagens dos rolamentos na horizontal evitando pontos de concentração de peso.

CHOQUES

A ocorrência de choques ou vibrações nos rolamentos pode ocasionar marcas na pistas e nos corpos rolantes, provocando dessa forma futuros problemas como: fadiga de material, desgaste da pista, etc.

DICA: cuidado no manuseio para que o rolamento não sofra quedas ou choques. Observar também que o chão do depósito não pode estar sujeito a vibrações, pois estas podem danificar os rolamentos armazenados.

AQUECIMENTO

O aquecimento do rolamento armazenado faz com que o fluído protetor escoe, mesmo estando dentro da embalagem. No caso de rolamentos blindados até a graxa pode derreter.

DICA: não armazene o rolamento onde possa haver incidência de luz solar próxima a fontes de calor.

PRIMEIRO QUE CHEGA, PRIMEIRO QUE VAI

Recomendamos finalmente, que os rolamentos idênticos que entrarem primeiro no estoque, devem ser utilizados primeiro, pois o armazenamento por um longo período, além de um empate de capital, pode promover o ressecamento da graxa (para rolamentos blindados e vedados), deteriorização da embalagem, etc.

DICA: quando receber um ítem de rolamento, coloque-o atrás ou embaixo daquele ja existente em seu estoque de mesma numeração, desta maneira na hora de utiliza-lo o estoquista pegará certamente o mais à mão.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Schubert Veiga Jerônimo

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos