Confira essas 6 dicas confortáveis para falar em público

Confira essas 6 dicas confortáveis para falar em público

Sabem o que eu sentia quando comecei a falar em público? Segurança sobre os temas que eu engajo e domino. Só que eu também sentia muita insegurança se alguma pessoa questionasse algo ligeiramente fora daquele assunto. Me batia uma pequena síndrome de impostor. Acho que isso é uma coisa que todo mundo sente na hora que você vai pro palco. Você acha que está todo mundo te julgando e de certa forma, as pessoas estão. Porém, ao mesmo tempo, a maior parte das pessoas tem medo de falar em público também.  

Descobri na prática uma forma de vencer o medo e a timidez de falar em público e gostaria de dar algumas dicas para vocês:

Tenha uma linha mestra bem escrita

Acredito que o ponto principal para falar em público é ter uma linha mestra bem escrita e já ter uma ideia de qual é a mensagem que você quer passar, como começar, conduzir e finalizar a mensagem que quer passar. Como conduzir isso? Testando com colegas de trabalho em reuniões, puxando oportunidades de apresentar uma ideia em uma ambiente que você se sinta confortável. 

Faça analogias

Se você criar uma analogia bem lúdica e desenhada, as pessoas vão se conectar. E nessa hora é onde você consegue amarrar a linha mestra. Gostou muito de um exemplo do filósofo Heráclito: “Ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio, pois quando nele se entra novamente, não se encontra as mesmas águas, e o próprio ser já se modificou”.

Respire pelo diafragma 

Fiz algumas sessões de coaching com o Rick Alves, um ótimo diretor de teatro, e eu pesquisei muito a temática de oratória retórica e afins. Uma das primeiras coisas que aprendi foi respirar do jeito certo: pelo diafragma, enchendo a barriga de ar e soltando. As pessoas chamam de “respiração de bebê”. Isso, somado a outras pequenas habilidades de contação de história, me ajudaram a controlar a minha ansiedade em falar em público. 

Se estiver nervoso, tá tudo bem falar para a plateia

Já ouviram falar das “Power Poses (Poses de poder)"? Dizem que algumas delas podem ser confortáveis e ajudam na hora de falar em público. Acho que isso na verdade vai muito da pessoa praticar e ir entendendo sobre a sua própria linguagem corporal. 

“Ah, mas você tem que evitar cruzar o braço, olhar para baixo, colocar a mão no bolso…”. Na verdade não existe regra sobre isso. Se você se sentir ansioso(a), não tem o menor problema em falar para as pessoas o que você está sentindo. Você pode falar: “gente, eu eu sempre tenho um certo nervosismo quando eu estou no palco porque é uma grande responsabilidade”, por exemplo, Esse é um grande momento em que o público vai se sentir mais próximo de você, porque é algo que quase todo mundo sente, é uma vulnerabilidade em comum.

Tenha seu próprio ritual 

Tony Robbins, escritor e palestrante, tem o hábito de pular no palco antes de entrar. Já Wendell de Carvalho, criador de conteúdo na Hotmart, gosta de fazer seu aquecimento vocal e um alongamento. Eu, pessoalmente, gosto de ouvir músicas que duram de 5 a 10 minutos. Curto sentar numa cadeira, colocar o fone de ouvido e escutar aquela música quinze minutos antes da palestra. Esse é o ritual pré-palco que funciona pra mim.

Feche a sua apresentação com uma sensação de ganho/positiva 

Uma das piores coisas que você pode fazer na hora de fechar uma apresentação é falar “então é isso, pessoal”. Até brinquei sobre isso recentemente com uma grande mentora que tenho, a Gislene Isquierdo . O final da sua apresentação é como as pessoas vão lembrar de você. Vale trazer uma chamada para reflexão, um call to action (CTA) ou uma sensação positiva.

Como que eu gosto de finalizar minhas apresentações? “Pessoal, eu realmente espero que esses últimos minutos tenham gerado pelo menos alguma ideia, plano de ação que ao longo dos próximos dias ou meses traga algum tipo de resultado para vocês. Seja ele financeiro, produtivo ou qualquer resultado positivo. Se isso acontecer, o objetivo dessa apresentação foi atingido, muito obrigado.”

E vocês, gostam de falar em público ou sentem ansiedade e(ou) timidez? Quero muito saber o que acharam das minhas dicas e assim como nas minhas apresentações, espero que a sensação tenha sido de saldo positivo!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos