Conflitos no trabalho: 6 dicas para gerenciar de forma efetiva
Constantemente, você se depara com alguns conflitos no trabalho. Saber gerenciar todas as tensões que são apresentadas diariamente nem sempre é uma tarefa fácil. Porém, para manter um ambiente produtivo e agradável, essas situações devem ser mediadas da melhor maneira possível.
Entender que cada indivíduo tem características próprias é o primeiro passo para aprender a trabalhar em grupo. Além do mais, é sempre válido lembrar que é necessário ter paciência e, acima de tudo, respeito com os demais. Isso contribui para que o equilíbrio seja preservado e, principalmente, ajuda você a se manter saudável e sem estresse em meio a qualquer tipo de circunstância.
As relações que você mantém no ambiente de trabalho são extremamente importantes para a sua realização pessoal e profissional. Por meio delas, você aprende a lidar com as diferenças, com a singularidade de cada pessoa e com situações que podem levar você a ter mais sucesso em qualquer ambiente.
Ficou interessado em saber como é possível gerenciar conflitos no trabalho de forma efetiva? Continue lendo o artigo e conheça 6 dicas valiosas que o ajudarão a lidar melhor com as desavenças que podem surgir no dia a dia.
1. Aprenda a ouvir
Em situações de conflito, normalmente, muito se fala e pouco se ouve. Pois bem, essa prática deve ser repensada. Ouvir é uma das grandes dificuldades do ser humano, principalmente quando o que o outro tem a dizer não condiz com o que você quer ouvir — ou então não concorda.
Mas para que se tenha um ambiente agradável, é importante aprender qual o momento certo de falar e, acima de tudo, a hora de escutar e buscar entender o que o outro diz. Somente quando assume essa postura você consegue estabelecer uma base de diálogo, na qual todos serão respeitados e conseguirão adequar as informações adquiridas para tornar o local mais propício à comunicação.
2. Incentive o diálogo
Quando você trabalha em equipe, precisa buscar o meio-termo entre falar e tomar uma atitude. Nesse contexto, todas as pessoas se sentem livres para expor o que estão pensando, trazendo críticas construtivas, novidades sobre o setor em que trabalham e ideias para novos projetos.
Além disso, uma boa comunicação na empresa diminui divergências e informações que poderiam ser passadas erroneamente. Quando você tem uma falha na comunicação, é possível que atrasos e mais problemas apareçam. Sendo assim, ter um ambiente saudável e propenso a um bom diálogo ajuda a resolver as dificuldades com mais facilidade.
3. Valorize sua equipe
Sejam quais forem os conflitos dentro de uma empresa, nunca jogue contra sua equipe. Sempre deixe sua opinião clara. E mesmo que a sua não seja a opção escolhida, mostre-se disposto a ajudar para que o objetivo em comum seja alcançado.
Priorize os feedbacks dos colaboradores
Para que sua equipe cresça, incentive também os feedbacks, contribuindo com algo construtivo para impulsionar o crescimento de quem trabalha com você. Com as motivações corretas, é possível corrigir, incentivar e melhorar o processo de tarefas, fazendo com que todos cresçam.
Mostrar que está aberto a novas sugestões e correções faz com que o trabalho se torne mais rápido e aceito pelos demais. Estar receptivo demonstra amadurecimento profissional, o que é muito cobrado quando você busca por novos desafios dentro da empresa.
4. Seja educado
Quando você trabalha com um grupo de pessoas, aprender a usar a diplomacia e a empatia faz com que sua gestão priorize o crescimento individual, além de manter um ambiente pacífico. Quando alguém se dirigir a você, tenha em mente como gostaria de ser tratado. Ouça com atenção e busque por coisas que lhe darão a chance de manter um bom relacionamento com cada pessoa.
Além disso, ter empatia é a chave para manter a paz, pois quando você se coloca no lugar do outro, entende que nem todos os dias os colaboradores estarão bem-humorados. Além disso, problemas pessoais podem surgir. Nesse sentido, ser compreensivo ajuda a fazer o dia do outro mais tranquilo, transformando os problemas em questões menores do que pareciam. Além disso, contribui para que ele se sinta à vontade e consiga focar em metas e responsabilidades.
5. Busque resolver o problema
Ao se deparar com algum conflito, geralmente se torna simples apontar o dedo para o outro e culpá-lo por uma situação que não foi administrada corretamente. Porém, nesses momentos, você deve ter calma e entender que a sua energia precisa estar focada em como lidar com a situação a fim de resolvê-la e não em achar culpados.
No entanto, entenda que, quando necessário, uma correção será fundamental. Contudo, antes disso, os problemas causados devem ser resolvidos e toda a equipe precisa focar apenas nisso. Atingir o objetivo não é uma conquista pessoal, mas sim de todo o grupo.
6. Resolva todos os conflitos
Fechar os olhos para os problemas que sua equipe pode estar enfrentando não é uma boa solução. Ao notar que algo não está certo, a sua posição deve ser de tentar resolver antes que mais conflitos apareçam e fique cada vez mais difícil solucioná-los — o que poderia ter sido algo simples se tratado desde o início.
Todos os envolvidos devem ser ouvidos, e o foco do atrito, analisado, para que se chegue ao início do problema. Dessa forma, você consegue entender todas as questões e pode mediar o diálogo entre todas as partes para que tudo se resolva da melhor maneira possível.
As mudanças devem ser gradativas e, com o tempo, você conseguirá lidar, cada vez melhor, com os conflitos no trabalho. Várias situações podem acontecer e trazer preocupações. Mas, quando você tem em mente que tudo o que passou, seja de bom ou de ruim, serve como aprendizado para conseguir algo melhor no futuro, consegue tirar mais proveito dos problemas.
A princípio, colocar em prática todas as dicas pode não ser tão simples. Contudo, elas certamente farão grande diferença no seu local de trabalho. Agora que está por dentro das ações efetivas para o gerenciamento de conflitos, deixe seu comentário no post e nos conte qual delas você já utiliza em sua rotina!