Conheça a importância da gestão de equipes e 4 dicas para ser assertivo

Conheça a importância da gestão de equipes e 4 dicas para ser assertivo

Um dos principais desafios do líder de uma empresa é fazer uma boa gestão de equipes, o que consiste em preparar os colaboradores para que alcancem melhores resultados. Para isso, é necessário gerenciar objetivos, tarefas, rendimento e, acima de tudo, adotar métodos que motivem e engajem o seu time. A partir disso, a empresa alinha estratégias e execução.

Em tempos de instabilidade no mercado, investir em uma gestão eficiente é imprescindível para otimizar os processos e ter à sua disposição uma equipe engajada, que mantenha um bom nível de produtividade e, consequentemente, lucratividade. Essa medida também se reflete externamente, pois atinge os clientes e garante a satisfação dos mesmos.

Quer saber mais? Acompanhe como ser mais assertivo na gestão da sua equipe!

1. Defina os processos e padrões de atendimento ou serviço

Uma liderança de equipe eficiente evita conflitos devido a erros de comunicação ou organização. Assim, é fundamental determinar padrões a serem seguidos na condução das atividades cotidianas. Para tanto, verifique se todos os membros da equipe estão por dentro das informações trocadas na empresa.

Quando seu time sabe exatamente como agir em todas as circunstâncias, ele realiza suas tarefas de forma mais fácil e eficaz. Considere todos os obstáculos que podem surgir pela ausência de organização, como erros que dão início a conflitos e acabam gerando insatisfação geral.

Para que a iniciativa seja bem-sucedida, analise todo tipo de atividade que é feito na organização e busque oportunidades para criar diretrizes a serem seguidas. Porém, tome cuidado para que os processos não fiquem engessados, já que a finalidade é deixar tudo mais fácil, e não transformar o trabalho em algo rígido e complexo.

2. Engaje os colaboradores

Os colaboradores precisam estar conectados com o que o gestor promove para responder às demandas com agilidade, cooperando com as iniciativas positivas para a empresa. Se um profissional foi designado para uma tarefa, mas não está se dedicando para conclui-la, significa que não está engajado.

Deixe claro que, mesmo que os demais estejam colaborando, é importante cada um se empenhar e participar ativamente no desenvolvimento dos projetos. Valorize a sua equipe, demonstrando que as ferramentas e esforços externos auxiliam, mas o sucesso de todo o trabalho depende diretamente da atuação de cada pessoa envolvida na organização.

Instrua a equipe sobre a relevância da colaboração, incentivando-a a abraçar os desafios e potencializar os resultados de todas as áreas. O engajamento aumenta a confiança, permitindo que os seus colaboradores possam assumir demandas mais sensíveis quando você não estiver disponível.

3. Trabalhe a cultura do feedback

Criar a cultura de feedbacks periódicos ajuda a melhorar a performance do colaborador. Com isso, o gestor visualiza como o trabalho de cada profissional tem sido prestado, como vem influenciando nos resultados gerais da organização e quais as metas a serem atingidas no futuro.

Trabalhar sem saber se o seu desempenho está agradando ou não pode desmotivar e trazer inseguranças para os membros da equipe, que tendem a se fechar e até mesmo deixar de lado iniciativas que poderiam impactar a empresa positivamente.

Nesse caso, use ferramentas, trabalhe com avaliações de performance, pesquise o clima organizacional, além de utilizar métricas internas adequadas ao seu time. Além disso, tenha em mente que dar um feedback não é somente criticar e cobrar, mas também ressaltar os pontos positivos e apontar o que poderia ser melhor.

Os bons líderes também dão espaço para receber feedback. Desse modo, os colaboradores terão vontade e liberdade de informar o que está funcionando ou não — condição necessária para promover melhorias no ambiente.

4. Compartilhe planejamentos e objetivos

Evite centralizar as informações para o bom andamento do time. Afinal, dificilmente alguém consegue produzir de maneira eficaz, se não souber o porquê está fazendo uma atividade.

Sendo assim, compartilhe todos os planos e objetivos atuais, fazendo com que todos saibam o que é importante para a empresa e como são importantes para chegar a novos patamares.

Com essas medidas de gestão de equipes, a sua empresa estará mais bem preparada para conduzir os colaboradores de forma efetiva, mantendo-os alinhados com os seus objetivos produtivos em todas as áreas.

Rogério Mello, MBA

Especialista em Sucesso do Cliente | B2B & B2C | +24 Anos de Experiência | Tecnologia | Gestão Comercial

4 a

Excelente artigo Sônia Padilha....abs

Luiz Fernando FELICIANO

Engenheiro Industrial / Coordenador Lean at BCS Automotive Interface Solutions / Gerente de processos produtivos at Independência #continuousimprovement; #engindustrial;#engprocessos;#leanmanufacturing;#TOC;#ProrcessMind

4 a

Sensacional!!! Dicas raras num período de incertezas e falta de foco...

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Sônia Padilha

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos