Comunicação & Liderança com equipes em Home Office
Vamos juntos pensar um pouco sobre como a comunicação com as pessoas em home office pode ser mais assertiva. É mais do que sabido que comunicação é uma das chaves para alcançarmos resultados e não digo isso somente na questão profissional, já que é através dela que conquistamos ou não nossos objetivos. Outro ponto que ninguém discute é que a comunicação é composta não somente de palavras ditas ou escritas, nosso gestual e tom da voz da voz, por muitas vezes é mais importante do que o conteúdo da mensagem.
E nesse tempo do “novo normal”, com fazer para que essa poderosa ferramenta nos ajude no papel de líder? Já que com os que estão em home office, as interações são online, onde muitas vezes se perde bastante do gestual e às vezes até do tom de voz. Existem diversas dicas para se manter um bom canal de comunicação, aqui vão algumas delas:
1- Busque criar uma rotina, usando por exemplo o recurso de realizar Daily Meeting, muito utilizada na gestão ágil. Consiste em realizar reuniões diárias de curta duração e com foco em repassar as conquistas/dificuldade do dia anterior e criar sinergia para o dia. Assim, o ideal é que sejam realizadas no início da manhã. As “Dailys” devem ser de no máximo 20 minutos.
2- Reuniões de planejamento e ou trabalho precisam ser mais objetivas e um bom caminho para isso é estruturar a reunião com:
a) Tema previamente divulgado e na medida do possível, os participantes que tiverem alguma contribuição a fazer, enviem antecipadamente para os participantes;
b) Eleger um mediador para conduzir a reunião;
c) Se na reunião houver espaço para apresentação e ou explanação, combine o tempo que cada um terá para isso;
d) A reunião deve ter hora para começar e principalmente acabar, assim o mediador deve controlar esse tempo;
e) Se o assunto for pertinente a apenas uma parte da equipe, faça somente com os interessados e envie um resumo para os outros participantes;
3- Pode ocorrer que algum dos colaboradores tenha mais dificuldade em adaptar-se a ao trabalho remoto, ou que apresente queda na qualidade de seus trabalhos. A sugestão é uma bate -papo franco e aberto, mas no estilo de um café online. Sendo, que é um momento para principalmente ouvir empaticamente o outro.
4- Muitos líderes me questionaram de como podem controlar o trabalho remoto e tenho certeza que, mais do que investir em um aplicativo ou software para cronometrar o quanto tempo cada um passou em sua cadeira em frente ao seu computador, utilizar a comunicação empática com todos os envolvidos é o melhor caminho.
Por fim, e o mais importante é a busca por relações mais humanizadas, já que todos em maior ou menor intensidade nos encontramos mais vulneráveis diante de tantos desafios. Para os líderes a o primeiro passo é aceitar que nesse momento também não possuem todas as respostas, e mostrar-se vulnerável estabelece uma relação mais humanizada. Houve um tempo que liderança era sinônimo de segurança e sabedoria total, assim a comunicação também tinha que seguir nessa linha. Mas hoje o que mais precisamos é que o líder seja transparente e um eterno aprendiz, ou seja um #líderbeta.
Executivo & Pesquisador Sênior / Especialista em Gestão & Recursos Humanos. / Consultor de Gestão & Desenvolvimento Empresarial. / Agronegócios / Conselheiro de Organizações. / Jornalista.
3 a✔ Ok ! ✍ Sensacional contribuição com conteúdo e sabedoria. 👏 👏 👀
HR Consultant | Executive Coach | Professor
4 aSábias contribuições Sônia Padilha ;)