Conheça Lucca Freire - COO da Trampolin

Conheça Lucca Freire - COO da Trampolin

Continuando nossa série de entrevistas sobre nossa equipe. Hoje, conheceremos Lucca Freire, nosso COO na Trampolin! Apaixonado por tecnologia, startups e modelos de negócios escaláveis, Lucca contará um pouco sobre sua trajetória até aqui!

O que te motivou a escolher economia na graduação? Quais duas características mais marcantes sobre você e por que?

Me formei em economia, mas sempre soube que gostaria de trabalhar com tecnologia. O que me motivou na escolha de Economia na graduação foi a falta do que fazer, ou do que seria meu futuro. Senti que economia poderia abrir um leque de oportunidades, me adaptando em qualquer indústria, segmento ou empresa. Economia foi o que me deu uma visão de mundo macro, como os “players” se comunicam, o governo pode atrapalhar ou ajudar, o impacto das decisões políticas, impacto de juros, nos setores privados e públicos e muito mais.

Durante esse período, conheci um menino que era sócio de uma Software House, Andre Abadesso. Um belo dia falei com André que gostaria de ficar uma semana ao lado dele e da equipe para ver como é o processo da empresa, absorvendo, entendendo como criam software, qual metodologia usam e muito mais. Comecei apenas olhando e entendendo os processos.

Após 3 meses, me tornei sócio do André. Montamos uma outra empresa especializada em blockchain, chamada 21block. Nessa época, conheci o pessoal da Trampolin em 2017/2018. A Trampolin estava criando uma carteira digital de criptomoeda. Luis Felipe, nosso co-founder reacendeu a chama da carteira, falou sobre o projeto de um banco digital para influenciadores. Me senti curioso, comecei a conhecer o projeto e entrei como investidor anjo. Hoje, como COO, cuido da prospecção, negociação, pós venda, relacionamento como investidor, atendimento e estratégia. Aqui na Trampolin é muito legal, adoro esse “processo” de uma startup onde todo mundo faz de tudo um pouco e aprende rotineiramente.

Sou muito curioso, isso me faz pesquisar, entender, e compreender assuntos que estão completamente fora do meu portfólio de conhecimento atual. Gosto muito de informações novas na internet, livros, buscando sempre complementar o que sei. Uma segunda característica é que sou muito adaptativo. É uma característica fundamental pra mim, consigo me adaptar a cenários e situações. O fato de você ser flexível e se adaptar rápido em novas empresas e ambientes, te torna um profissional muito qualificado no séc XXI.

Conte 2 paixões/hobbies que mais gosta de fazer.

Tem uma que eu carrego com muito carinho que é viajar pelo mundo. Minha mãe tem um blog de viagens que é um dos maiores do Brasil. Em uma fração dos que ela viajou, tive o privilégio de, juntos, conhecer países como China, Japão, Russia, Laos, Tailândia, Islândia, Finlândia e assim vai. Descobrir novos hábitos, novos lugares, entender novas culturas, isso é muito incrível!

Gosto muito de ler, mas, recentemente comecei a cozinhar junto com minha namorada/noiva por conta da quarentena do Covid-19. Essa hora na cozinha esta sendo uma terapia, um hobby para mim! É um momento que paro e foco no preparo de algo bacana para gente comer. Diria que ainda estou desenvolvendo essa nova área , esta sendo cada vez mais importante pra mim.

Se pudesse escolher uma experiência marcante na sua vida, qual você diria que mais te marcou?

Essa é fácil. Sem dúvida nenhuma foi em 2016, tinha 21 anos. Estava como planejador financeiro da Artplan, criando previsão, projeção e reportando trimestralmente tudo para o CFO. Fui chamado, através de uma ironia do destina, para a uma imersão de 1 semana no Vale do Silício na Califórnia. Por acaso, quem estava organizando essa imersão foi uma galera que tinha acabado de sair da XP Investimentos e fundou a StartSe.

Fui cobaia, uma primeira missão com 10 brasileiros para mostrar como funcionava o Vale do Silício, descobrir como a cultura e as inovações daquele lugar são tão mágicas. Aquilo foi um “last change” total para mim. Quando voltei, pedi demissão do meu emprego e decidi nunca mais trabalhar em uma empresa tradicional, precisava de algo que realmente tivesse impacto no mundo, que fosse exponencial e que eu conseguisse utilizar a tecnologia ao meu favor.

Entrei no campus do Facebook, Google, Airbnb, cada visita era um tapa cara e um MBA de 5 anos em 5 minutos. A cultura de resiliência e persistência, falhar rápido, consertar e lançar no mercado rápido. Sem dúvida nenhuma esses momentos transformaram minha cabeça completamente, não sei o que seria de mim se não fosse essa experiência. Hoje em dia, se não fosse por isso, estaria trabalhando em um “bancão”, fazendo excel para os outros. Se você não esta realizando o seu sonho, estará provavelmente realizando o sonho de outra pessoa!

Qual sua visão para o ano de 2020 para o mercado de Pagamentos?

Sinceramente, 2020 será um ano de ruptura total no mercado de pagamentos. A Agenda pró-ativa de inovação do Banco Central vai ajudar muito a fomentar a concorrência e a desenvolver novos modelos de negócios e Fintechs. Com o lançamento do PIX, Sistema de Pagamentos Instantâneos, teremos um grande protagonista desse momento. Nos próximos 2 anos vamos ter uma mexida completa na infraestrutura dos players em geral. Todo mundo poderá realizar transferências e pagamentos instantâneos de uma conta para outra em um mesmo arranjo de pagamentos, é um ano super positivo para nossa industria financeira.

O Banco Central esta ajudando, de fato, os pequenos players, criando um ambiente propício para a concorrência. Isso tudo, vindo de uma instituição pública é muito legal! 2020 é só o início dessa grande mudança e fico muito feliz de nós, a Trampolin, fazermos pate disso!

Quem o inspirou, ajudando a torná-lo quem você é hoje?

Não tenho uma única figura inspiradora, além da minha família. Mas, sinceramente, a pessoa que me ajuda muito, que tem uma energia super positiva, que é trabalhador, que concilia o profissional com o familiar de forma incrível é o Lucas Perez, nosso CEO da Trampolin.

Ele é uma pessoa que da gosto de trabalhar, super hardwork, esta tirando essa Fintech aqui do do chão com a gente desde o primeiro dia, colocando suor, sangue e lágrimas dele. Eu falaria que o Lucas é um cara que me inspira diariamente para seguir essa batalha. Ele corre atrás, pesquisa, estuda, erra, evolui rápido e é, sem dúvidas, multitarefa, transitando muito bem do técnico ao comercial, falando as duas linguagens como uma só.

Eduarda Rohde

UX Research | UX | UI | Product Designer

4 a

Booa Lucca Freire, é muito bom trabalhar com pessoas motivadas como você!

Luis Felipe Carvalho

Entrepreneur | Co-Founder at NG.CASH, Prof. 😉

4 a

bacana Lucca Freire! muito fera!

Mario Augusto Sá

Co-Founder & CEO at NG.CASH | Forbes Under 30

4 a

👏👏👏👏

Claudia Liechavicius

Jornalista e Escritora de viagens

4 a

Que história linda você está construindo @Luccafreire! Que orgulho!!!!

Lucca Freire

Ton | Banking as a Service | Partner at Stone Co.

4 a

Vocês são f*das!!!! Muito orgulho do que estamos construindo ❤️

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos