Conheça os benefícios que a Inteligência Artificial pode trazer para a saúde
A Inteligência Artificial pode contribuir para a saúde em diversos aspectos, mas, muitos deles não são amplamente conhecidos pelo senso comum.
Através da análise de dados, a IA pode oferecer à saúde um atendimento mais rápido a pacientes com um diagnóstico mais grave, além de prevenir outras pessoas, de acordo com os padrões encontrados anteriormente.
A inteligência artificial pode contribuir para a saúde de diversas formas, desde a ajuda de prevenção contra doenças, até determinação de atendimento prioritário a pacientes que mais necessitam.
Além disso, a IA ajuda em situações em que é necessário desenvolver protocolos de saúde, buscando por padrões que contribuem para a minimização de doenças e dissipação de vírus, como aconteceu na pandemia do coronavírus.
Quais são os benefícios que a inteligência artificial pode trazer para a saúde?
- Diagnósticos mais precisos e precoces:
A pandemia do coronavírus mostrou que o setor da saúde precisa, diante de situações extremas, oferecer respostas rápidas diante de situações de riscos.
Esse é um benefício que a IA pode oferecer a área, já que com a ajuda de bancos de dados, é possível identificar diversos padrões de diagnósticos em poucos segundos e a partir disso, determinar um tratamento ao paciente.
É comum essa tecnologia identificar, a partir de uma análise de DNA, uma predisposição ao câncer, por exemplo, e a partir de então orientar o paciente na busca por tratamento.
A partir disso, o médico acompanha o paciente e faz as orientações pertinentes que irão auxiliar em uma qualidade de vida melhor.
Recomendados pelo LinkedIn
- Pesquisas voltados a saúde:
Outra maneira de a Inteligência Artificial contribuir para a saúde é ajudando em ensaios clínicos que visam descobrir doenças ou problemas de saúde em determinados pacientes.
Para isso são feitos testes preliminares para encontrar padrões que visam ajudar pacientes que tenham o mesmo problema de saúde e buscam por um tratamento.
- Minimiza os custos:
Outro aspecto fundamental ligado à Inteligência Artificial envolve um ponto bem delicado no mundo da medicina, das finanças e da gestão.
Através da IA é possível obter detalhes de informações sobre a empresa e assim entender melhor o fluxo administrativo da clínica ou hospital.
Além disso, os processos passam a ser otimizados e não manual, minimizando erros e deixa as informações mais organizadas.
Tudo isso contribui para a redução de custos em investimentos ligados à saúde que não eram necessários ou exagerados.
Leia este artigo na íntegra em nosso blog e aprofunde seus conhecimentos em Inteligência Artificial para a saúde.