Conheça os principais mitos sobre ERP neste post
Existem vários mitos sobre ERP. Por falta de conhecimento, muitas empresas deixam de recorrer a essa ferramenta e perdem uma grande oportunidade de otimizar seus negócios.
Para que isso não ocorra no seu empreendimento, preparamos este artigo para mostrar que muito do que dizem por aí sobre esse recurso é totalmente falso. Continue a leitura!
O que é um sistema ERP
Mas antes de falarmos sobre os mitos, você sabe, de fato, o que é esse sistema e como um ERP ajuda sua empresa em tempos difíceis? Sigla para Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos Corporativos), esse é um software que reúne todos os dados e informações do empreendimento em um só local.
Com isso, há ganhos em produtividade, aumento da competitividade e otimização da rotina do negócio. Outro fator importante é que, com a digitalização, evita-se dados inconsistentes e duplicados.
5 mitos sobre ERP
No entanto, apesar das diversas vantagens do sistema ERP, há ainda muitas inverdades a respeito da ferramenta. Algumas das principais estão listadas abaixo!
Sistemas ERP são caros
Um dos principais mitos está relacionado ao valor do ERP. Muitos imaginam que é algo pouco acessível, mas isso não é real. Trata-se de um investimento (e não de um gasto) que consegue ser feito por empresas dos mais diversos segmentos e com faturamentos de todos os tamanhos. Pesquise mais e você se surpreenderá!
Implementação cara e complexa
Há pessoas que descobrem que o ERP é acessível, mas aí esbarram em outra questão, que também não é real: a suposta dificuldade de implementação. Além de não ser cara, ela não é nada complexa, ainda mais quando se opta por uma empresa que verdadeiramente oferece todo o suporte necessário.
Dificuldade de adaptação dos funcionários
Os colaboradores, em geral, se adaptam bem e rapidamente ao sistema ERP, que é de fácil execução. Mas mais do que isso: eles passam a trabalhar ainda melhor e a ter resultados muito mais consistentes quando contam com esse recurso.
Toda mudança requer cuidados especiais, mas os retornos podem compensar e muito tudo isso!
Apenas para grandes empresas
Há, ainda, quem pense que o ERP é destinado somente para grandes empresas. Isso não é verdade! Negócios de todos os tamanhos podem utilizá-lo e têm benefícios com isso. O sistema não é apenas para empreendimentos de maior porte, já que mesmo pequenos negócios precisam de tudo muito bem organizado e acessível para obterem êxito.
Não traz efetividade
Outro mito comum é achar que o ERP não oferece bons resultados. No entanto, uma pesquisa rápida com quem o implantou pode mostrar como dados organizados poupam tempo e fazem com que os colaboradores foquem em outras atividades, trazendo uma realidade muito mais próspera para o empreendimento.
A importância de contar com um ERP
Ao estudar sobre as tendências de ERP, automaticamente você entenderá toda a relevância do software. Em uma época em que o tempo é cada vez mais escasso e que erros de dados podem levar a grande prejuízos, contar com a ferramenta é essencial. Com um bom sistema, as partes produtivas e administrativas são integradas e podem ser comandadas por meio do recurso.
Agora que você já sabe que muito do que se diz por aí são, na verdade, mitos sobre ERP, é hora de pensar na possibilidade de implantá-lo em seu negócio.
Gostou deste artigo? Então baixe nosso e-book e saiba como deve ser feita a implementação de um ERP!