Conheça a si mesmo como um livro
Ao analisar a sociedade moderna, é notório o aspecto de buscar o autoconhecimento e a importância em desenvolver nossas características pessoais. As vantagens em conhecer a si mesmo são inúmeras: sofremos menos, relacionamos melhor com o próximo, e vivemos com mais qualidade de vida. Esta tendência ascendente satisfaz o capricho de uma sociedade sofisticada e altamente exigente nos principais quesitos de vida do ser humano: o social, o pessoal, o profissional e o espiritual.
Aprender consigo mesmo não é uma tarefa fácil. Precisamos compreender nossas emoções, e os gatilhos que geram suas respectivas consequências. Controlar tais sensações favorece enxergar possíveis armadilhas que muitas vezes são impostas pelo nosso próprio saber, resultando em medidas mais apropriadas para conduzir os eventos do dia-a-dia.
Nosso relacionamento com o outro também é modificado quando calibramos nossas emoções, expressões, e tonalidade da voz. 55% da mensagem que queremos transmitir está baseado em nosso semblante, e 38% no volume de nossa voz. Alcançar esta cadeia de valores nos qualifica a construir relações duradouras e comunicar-se melhor com o próximo.
O tema em questão torna-se sutil à medida que apresentamos interesse em expor e controlar nossas emoções. Para vivermos com mais qualidade de vida, necessitamos conhecer as bordas que regem nossas reações entre o extremo e tudo aquilo que proporciona ausência de conflitos. Quando nossos pensamentos de confronto dão lugar à percepção, esta habilidade humana incrível torna-se mais presente em nossas ações, e isto nos traz tranquilidade.
Portanto, devemos persistir em gerenciar nossas emoções, buscando entendê-las até alcançarmos maestria. É como assemelharmos a vida a um livro na qual somos autor e personagem de todo o enredo, e que somente nós podemos relatá-lo do ponto de vista do narrador onisciente. Quando aprendemos através de nossas próprias experiências vividas, damos uma chance a nós mesmos de tornar os dessabores da vida naquilo que mais nos guiará para a realização pessoal e profissional, e isto é um sinal de que estamos no caminho certo a seguir.
Fundadora e CEO da Ethos Participações Ltda
3 m"Autoconhecer-se para só depois, autodesenvolver-se". Isso acontece com a capacidade que temos de nos relacionar com tudo que nos envolve. Alguns autores como: Gurdjieff, Jung, nos alertam para isso.
Vendedora técnica | Engenheira Mecânica | Analista de engenharia | Analista de aplicação
5 aexcelente!