Conhece alguma família abusiva?
Em muitas situações, o abuso físico e/ou psicológico de jovens e crianças encontra-se escondido e dissimulado. Na verdade, muitas famílias abusivas procuram passar uma imagem para fora de felicidade, empatia e união e perante as quais ninguém suspeita do que realmente acontece "dentro de portas". Nesta sequência, os membros de uma família podem, também, encobrir-se entre si e procurando dificultar uma intervenção externa. Sendo que também eles poderão ter sido alvo de abuso em alguma altura da sua vida...
Com o decorrer do abuso, a criança ou jovem tende a demonstrar comportamentos explosivos, impulsividade, estados depressivos, vontade de fazer mal a si mesma e/ou a outros, isolamento social, baixo rendimento escolar, perturbações de sono, alimentares, de auto-imagem, consumo de substâncias ou outros, problemas na construção e consciência da sua própria identidade, entre outros.
Para algumas pessoas, a criança ou jovem é então vista como "mal educada", sem regras ou problemática. Quando, no fundo, está a demonstrar os efeitos da dor que lhe é causada pela sua família ou por algum familiar em especial. E por quem poderá desenvolver sentimentos antagónicos, demonstrando tanto vontade de "lhe fazer mal" como de a proteger e estar próxima. Este é um reflexo do abuso de que é vítima já que é, alternadamente, desvalorizada e cuidada pelo agressor.
Todos temos o dever de denunciar situações destas. Sem receios.