Conhecimento e Experiência: compartilhar para multiplicar
A era é do compartilhamento. É tempo de redes sociais. E é tempo de dividir conhecimento para multiplicá-lo. Foi o que os empresários da Rede Brasileira de Gestão de Imagem (RBGI) foram buscar em São Paulo, no encontro anual da rede, que aconteceu nos dias 18 e 19 de maio. A Rede é formada por "empresas de comunicação boutique", como define a sua presidente, Claudia Reis, da Press à Porter. Trocando em miúdos, são agências altamente especializadas que prezam pelo real atendimento das necessidades de seus clientes, sem robôs para atividades de comunicação essenciais, com muito olho no olho e inspiração.
E nesse caso, o compartilhamento não é apenas de clientes em comum. Sim, de Curitiba posso atender um cliente em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Brasília ou em Salvador. Como? Conto com os profissionais da Rede, que vão cuidar do meu cliente tão bem quanto eu, sem que eu precise estar fisicamente perto. Por mais vantajoso que possa ser esse atendimento nacional, esse não é nem de longe o melhor benefício da Rede.
O melhor de participar dela é justamente o compartilhar, o agir coletivo. A proposta não é ser um novo sindicato ou associação, mas dividir experiências e angústias. Chamamos de "momento chororô" e nos desnudamos... porque empresários são lutadores. Empreender no Brasil não é tarefa fácil e não é para qualquer um. Há muitas questões a serem debatidas e uma diversidade sem tamanho de obstáculos a serem transpostos. Juntos compartilhamos casos e causos, criamos uma rede social de valor.
A Rede está crescendo, reunindo empresários em todas as principais cidades do país e ganhamos todos, que não somos tão grandes em estrutura, mas sim grandes em criatividade, ética e entendimento do nosso negócio: a comunicação. Sou pequena empresária e desses encontros saio sempre grande. Boas perspectivas chegarão... sempre juntos e compartilhado