Além da comunicação digital

Além da comunicação digital

É muito sedutor pensar que a comunicação e o marketing das empresas estão a salvo se houver presença digital. No entanto, pequenas e médias empresas, focadas em seu core business, não sabem disso. Inicialmente consideram que basta ter uma página no Facebook, um perfil no Instagram e um site arrumadinho, impulsionar e patrocinar alguns post e voi-là! Mas o resultado não aparece de modo tão simples assim.

Primeiro, porque a comunicação digital exige uma expertise e uma prática específicas. Escrever para web não é como escrever para qualquer outra mídia. Anunciar nas redes exige conhecimento de detalhes e de públicos, além do alinhamento com o objetivo macro daquela ação. Design e fotografia sofreram antigamente o que a comunicação digital sofre hoje. Os empresários sempre achavam um sobrinho que entendia um pouco de design ou que fazia bem as fotos para "quebrar um galho". Os parentes podem ajudar no digital também, mas precisa conhecer e mais do que boa vontade.

Segundo, a comunicação digital, que aqui chamarei de presença digital, bem estruturada atende a um objetivo maior de comunicação e precisa estar integrado com ela. Cada canal de comunicação tem o seu perfil, a sua vocação, e nem todas as empresas precisam ter tudo. A presença digital, portanto, é reflexo do que a organização é de verdade e respalda as outras ações de comunicação, que nos levam ao terceiro ponto desta breve argumentação.

Terceiro, nada substitui a experiência e o olho no olho. A comunicação presencial, não-verbal ainda são fator dominante na comunicação. Quem não gosta de um evento bacana? E alguém aqui dispensa um bom atendimento? Mimos, cartas, reconhecimento, brindes, capacitação... e muito mais são tão gostosos de receber! Os detalhes também fazem muita diferença na comunicação. a palavra de ordem é, então, a sinergia.

A grande dica então é a velha máxima da vovó para um prato de refeição em família bem servido: sem exageros, com um pouco de tudo, bem colorido... considerando sempre que existe um cardápio semanal, mensal, semestral, anual até. As ferramentas precisam estar equilibradas ao orçamento, ao propósito, à energia e ao negócio como um todo, extrapolando o digital e vindo para o mundo real.

Leticia S. Freitas

Social Media | Marketing | Relações Públicas

6 a

Muito bom Professora! "nada substitui a experiência e o olho no olho."

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Gisele Passos Lima Romanel

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos