Conhecimento, o oitavo desperdício do LEAN

Conhecimento, o oitavo desperdício do LEAN

Atualmente fala-se dos 8 desperdícios do LEAN e não mais somente dos 7 desperdícios originais. Como é sabido, os 7 desperdícios do LEAN são: Superprodução (produção além da demanda do cliente), Espera (tempo ocioso no processo), Transporte (excesso movimento de material ou movimentos que não agregam valor), Movimentação (movimento de pessoas), Estoque (inventário), Superprocessamento (excesso de etapas no processo) e Defeitos (correção, retrabalho no processo).

O dito como oitavo desperdício do LEAN é o Intelectual ou de Conhecimento, identificado quando num processo são desperdiçados talentos ou habilidades de funcionários. Dentre as maiores causas deste desperdício temos o fato de por vezes o funcionário não ter autonomia para propor soluções para os problemas e possíveis melhorias de processo ou por vezes não são empoderados para tal, simplesmente não se envolvendo além da operação de executar a atividade prevista.

Tendo em vista que o LEAN é muito mais do que métodos e ferramentas aplicados a processos, criado e enraizado pelo reconhecimento do TPS ou STP (Sistema Toyota de Produção), um sistema de produção baseado não somente em princípios básicos produção mas principalmente em valores, ou seja, em uma cultura.

Sendo assim, peço licença para discordar da existência de um "Oitavo desperdício do LEAN" embasada em alguns focos e referências básicas da Administração Japonesa, que chamamos hoje de uma Liderança LEAN:

  1. A Toyota iniciou sua jornada e aprendizado em melhoria de processo através de Programa de Sugestões de idéias criativas, promovendo o reconhecimento e engajamento de toda a empresa em uma única cultura;
  2. Independentemente da atividade, cargo ou salário, todo funcionário é empoderado como um verificador da qualidade, responsável por identificar qualquer erro no processo corrigindo-os imediatamente;
  3. A liderança pelo exemplo, considerados como "gurus" ou "senseis", capazes treinar, desenvolver e desafiar seu time através de ciclos de aprendizagem tornando a melhoria contínua (kaizen) parte do dia a dia;

Quando falamos de LEAN, devemos pensar em uma forma de pensar e agir e um princípio básico para que isso aconteça de forma sólida e uniforme em uma organização é garantir que os valores estejam enraizados nos funcionários, principalmente na liderança.

A referência dos 7 desperdícios foi criada numa realidade de facilitar o levantamento de oportunidades de melhorias de processo de forma visual e não na forma como o processo e seus funcionários são geridos, pois isso é entendido como premissa básicas e não oportunidade de melhoria.


Ednilson Ulrich

Gerente Industrial - Gerente de Produção - Gerente de Manutenção - Consultor Industrial - LSS Black Belt - MBA em Gestão Empresarial

5 a

Bem colocado! Existe uma tentativa pseudo comercial de querer alterar o conceito básico correto das coisas.... Não é só com o Lean, outras metodologias também sofrem esta "prostituição". Modismos e nada mais! Praticar o básico corretamente é extremamente importante e benéfico para obter melhores resultados na empresa.... Não é necessário inventar coisas!!!! Parabéns pelo seu artigo. Eu defendo o básico bem feito.

Sérgio Nuno Silva

Técnico Superior de Planeamento e Controlo de Gestão at AdRA - Águas da Região de Aveiro

5 a

Andressa Magnago Fontes. Bom artigo. No entanto ouvimos falar dos 7 desperdicios mortais, mas porquê sete? Podem ser quantos nos quisermos! Continuando a contagem.O 8 como bem refere é  nao aproveitamento do capital humano. O 9 pode ser: Falta de comumicacao ou comunicacao existente mas ineficaz. 10-Estagnacao/inercia.

Alexandre Galhardo

Diretor Tributário/Tax Manager/Gerente Tributário/Planejamento Tributário/ Compliance Tributário/ Aumentar a competitividade das empresas, aliando as melhores práticas de gestão tributária, aduaneira e compliance.

5 a

E na área administrativa quais seriam os sete desperdícios ?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Andressa Magnago

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos