CONSCIÊNCIA E DEMOCRACIA
CONSCIÊNCIA E DEMOCRACIA
Precisamos desenvolver uma consciência (política, cidadã, social) que não seja focada, nem centralizada em partidos políticos (A, B ou C), mas que seja reflexo das reais necessidades, demandas e desafios da sociedade e do povo como um todo.
Votar e ser votado é o mínimo requisito de uma construção sólida da verdadeira democracia. Democracia de forma ampla e essencial requer agentes e servidores públicos empenhados em favor do interesse da coletividade, da implementação dos direitos das minorias (sempre visando o bem comum do maior número de pessoas possíveis) e não em busca de interesses particulares, privados e individualistas. É construir e estar em permanente construção de um PROJETO DE PAÍS e jamais de um PROJETO PARTIDÁRIO continuísta de constante perpetuação no poder (dos quase 40 partidos políticos no Brasil, uns 3 ou 4 são realmente efetivos - isso sendo muito otimista, e o resto são "partidos de aluguel", o que facilita o clientelismo político, a corrupção, o vale-tudo do sistema eleitoral e político, o relacionamento promíscuo entre executivo, legislativo e judiciário, a "compra" de parlamentares para atender "interesses escusos" de governabilidade, falta de decência quase que unânime entre agentes públicos e servidores públicos). Chego ao absurdo de pensar que os índices de corrupção em nossa pretensa "democracia" é exorbitantemente maior do que na época na ditadura e tenho a triste constatação de que talvez na ditadura militar a corrupção se deu em menor escala do que nessa "farsa" de democracia vivida por nós brasileiros desde a "redemocratização".
Consciência e democracia precisam ser menos discurso e plataforma oratória e mais realidade prática e profunda na vida das pessoas. Precisamos pensar em política não como um sistema pluripartidário desenvolvido no âmbito executivo/legislativo/judiciário (a níveis federal, estadual e municipal), mas no real sentido etmológico da palavra (O termo tem origem no grego politiká, uma derivação de polis que designa aquilo que é público. O significado de política é muito abrangente e está, em geral, relacionado com aquilo que diz respeito ao espaço público), tratando a coisa pública com esmero, ética e comprometimento com os interesses da população, de forma exercer a democracia plena de acordo com o significado etmológico da palavra (governar conduzido pelo povo e para o povo).
GLADSTON SANT'ANA SILVA