CONSELHOS COM MADUROS PARA O START DO METRÔ

CONSELHOS COM MADUROS PARA O START DO METRÔ


É. Não se pode enganar a todos todo o tempo. A ordem é desimpactar a vida das pessoas - Curas hominum, solutiones locales. Vejam! Extrai-se de Jean-Paul Sartre que “A criança é um ser para vida… o velho é um ser para morte”, nesses caminhar, há grita por ajuda. De John Maynard Keynes tem-se que “A verdadeira dificuldade não está em aceitar ideias novas, mas escapar das antigas”, que, aliás, precisam vingar.

Do bom legado dado pelo Prof. Alcides Abreu sabe-se que “O futuro se faz com um parágrafo de Lei que vira fato”, por exemplo, o território que vira metrô, por que não?

Percebendo que as ideias movem mundo, o então governador Luiz Henrique da Silveira (2006/2009) voltou à carga ao receber no Centro Administrativo de SC uma comitiva japonesa. Decerto, impactou com os possíveis caminhos/corredores/linhas para a passagem do Metrô (Biguaçu/São José/Palhoça/21 km; Continente/Ilha/14 km; e Norte-Sul/Ilha/65 km), contendo no mínimo 12 estações (sonho d’ouro, década de 60).

Hoje, sabe-se que esta implantação está estimada em U$ 70 Mi por quilômetro de linha (construção, equipamentos e sistemas).

Avançando, retorna-se ao assunto haja vista que “tempus urge”: fazer uma Lei capaz de criar uma Autarquia, com 02 (dois) Conselhos com maduros – um Superior (Presidência/Conselho Municipal da Pessoa Idosa) e outro Fiscal (Presidência/eleita em Assembleia), para administrar o Metrô, pondo a urbe nos trilhos.

Ora, nossa cidade sofre com a mobilidade urbana e a proposta acima merece receber pareceres da Secretaria Municipal do Meio Ambiente Sustentável, FLORAM, Mobilidade e Planejamento Urbano, Desenvolvimento Econômico, Turismo, Procuradoria Geral do Município, Câmara Municipal e Poder Executivo, que fará a sanção dela:

Criação da Autarquia (Agência Pública de Florianópolis) para administrar o Metrô, sendo mantida com a venda de Bens (Áreas ocupadas ou não, sendo pertencentes à Agência que explorará para o melhor bem dos seus cidadãos) que venham a ser arrecadados na forma da Lei”.

Decodificando: o caráter desses conselhos possibilita que o espaço urbano do futuro mude o eixo de desenvolvimento de Florianópolis pela maturidade e desejo.

De Galileu da história tem-se “Mente Concipio” – pela mente concebo, pela experiência demonstro e faço: preocupações das pessoas, soluções locais.


Jornal Notícias do Dia, 18/01/2024

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Marco Aurélio Abreu

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos